licenciatura em pedagogia
Portaria de autorização MEC do Curso de Pedagogia: 2816, publicado no D.O.U de 13.12.2001.
Portaria de Renovação de Reconhecimento: 916 de 27.12.2018, publicada no D.O.U. em 28.12.2018
- Coordenador do Curso: Professora MSc. Elda Quirino Melo dos Santos
- Modalidade Oferecida: Graduação em Pedagogia – Licenciatura (Presencial)
- Titulação Conferida: Pedagogo
- Início de Funcionamento: 2002
Competência do Profissional
O curso de Pedagogia da Faculdade da Escada (FAESC) é uma Licenciatura Plena que forma o pedagogo(a) professor(a) para atuar em diferentes espaços educacionais, apresentando como diferencial a atuação na problemática educacional, em especial, da Zona da Mata Sul, trazendo à tona na formação dos pedagogos a centralidade da Educação em Direitos Humanos, na articulação teoria e prática, na formação do educador para atuar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, como também na gestão da educação nos diferentes espaços e contextos sociais e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico.
Objetivo Geral:
A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
Duração:
4 Anos
Modalidade:
Licenciatura
Objetivo Específico:
- Oferecer um currículo que favoreça uma formação docente critico-reflexiva tendo como referência os Direitos Humanos e o contexto sócio-econômico-político de uma sociedade globalizada;
- Propor uma matriz curricular organizada a partir de eixos temáticos que possibilitem uma prática pedagógica interdisciplinar e contextualizada;
- Garantir a implementação de um currículo que priorize a articulação teoria-prática a partir dos fundamentos filosóficos, históricos, políticos, econômicos, sociológicos, psicológicos, culturais, antropológicos necessários à ação docente;
- Promover relações de integração entre os saberes e os processos investigativos dos diversos campos do conhecimento;
- Desenvolver projetos pedagógicos relacionados aos conteúdos específicos, considerando as dimensões afetivas, cognitivas, éticas e estéticas da educação;
- Desenvolver estratégias metodológicas que articulem as dimensões teóricas e práticas da produção do conhecimento nas diferentes áreas, favorecendo a construção do cidadão critico-reflexivo;
- Articular conteúdos com as experiências vivenciadas pelos alunos, pesquisas científicas e novas tecnologias, no campo educacional;
- Garantir uma prática pedagógica que favoreça o ensino na perspectiva da investigação e construção de síntese da aprendizagem;
- Desenvolver um processo avaliativo que contemple o movimento ação-reflexão-ação do ensino e aprendizagem na perspectiva da avaliação diagnóstica, formativa e cumulativa;
- Oferecer um currículo que garanta a formação do pedagogo para atuar no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, seja na educação formal ou não formal e na gestão da educação;
- Criar condições que propiciem ao profissional docente autonomia, auto-aperfeiçoamento e capacidade de tomar iniciativa, sempre que necessárias, frente aos problemas que surgirem no cotidiano;
- Formar o Gestor da Educação enquanto profissional habilitado em gerenciar e coordenar os processos pedagógicos das escolas e outros espaços educativos;
- Garantir o fazer pedagógico na perspectiva do resgate de conhecimentos prévios e das aprendizagens significativas.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO(A)
A docência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, em outras modalidades e nas Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal Médio e na Gestão da Educação. Além disso, o pedagogo poderá atuar, ainda:
- Na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais formais e não-formais;
- Na coordenação pedagógica em espaços educativos formais e não-formais;
- Na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional;
- No desenvolvimento do processo de formação inicial e continuada de professores;
- No processo de seleção e acompanhamento nos Departamento de Recursos Humanos;
- Nas áreas emergentes do campo educacional.
GRADE CURRICULAR
1º PERÍODO
DCH40179 | Psicologia do Desenvolvimento | 60 | 3 | |||||||||
DCH40180 | Fundamentos Filosóficos da Educação | 60 | 3 | |||||||||
DCH40181 | Português Instrumental | 60 | 3 | |||||||||
DCH40182 | Ética e Cidadania | 60 | 3 | |||||||||
DCH40183 | Didática e Formação Docente | 60 | 3 | |||||||||
Total 1º Período : | 300 |
2º PERÍODO
DCH40184 | Política e Legislação da Educação Brasileira | 60 | 3 | |||||||||
DCH40185 | Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação | 60 | 3 | |||||||||
DCH40186 | Metodologia do Estudo e Produção Científica | 60 | 3 | |||||||||
DCH40187 | Psicologia da Aprendizagem | 60 | 3 | |||||||||
DCH40188 | Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino nas Creches e na Educação Infantil | 60 | 3 | |||||||||
DCH40189 | Seminário Integrativo I | 20 | 3 | |||||||||
Total 2º Período : | 320 |
3º PERÍODO
DCH40190 | História da Educação e da Pedagogia | 60 | 3 | |||||||||
DCH40191 | Educação Especial | 60 | 3 | |||||||||
DCH40192 | Planejamento Educacional e Escolar, Planos, Programas e Projetos | 60 | 3 | |||||||||
DCH40193 | Literatura Infanto – Juvenil | 60 | 3 | |||||||||
DCH40194 | Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas da Educação de Jovens e Adultos | 60 | 3 | |||||||||
DCH40195 | Seminário Integrativo II | 20 | 3 | |||||||||
Total 3º Período : | 320 |
4º PERÍODO
DCH40196 | Gestão com Pessoas e Desenvolvimento de Equipes | 60 | 3 | |||||||||
DCH40197 | Gestão e Organização da Educação Brasileira | 60 | 3 | |||||||||
DCH40198 | Recursos Humanos, Empreendedorismo e Pedagogia das Organizações | 60 | 3 | |||||||||
DCH40199 | Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares e Não Escolares | 60 | 3 | |||||||||
DCH40200 | Avaliação Institucional e Financiamento da Educação | 60 | 3 | |||||||||
DCH40201 | Estágio Supervisionado I – Gestão Educacional | 100 | 3 | |||||||||
DCH40202 | Seminário Integrativo III | 20 | 3 | |||||||||
Total 4º Período : | 420 |
5º PERÍODO
DCH40203 | Avaliação da Aprendizagem: teoria e prática | 60 | 3 | |||||||||
DCH40204 | Currículo: teoria e prática | 60 | 3 | |||||||||
DCH40205 | Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa I | 60 | 3 | |||||||||
DCH40206 | Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de História | 60 | 3 | |||||||||
DCH40207 | Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Geografia | 60 | 3 | |||||||||
DCH40208 | Estágio Supervisionado II – Ciências Humanas | 100 | 3 | |||||||||
DCH40209 | Seminário Integrativo IV | 20 | 3 | |||||||||
Total 5º Período : | 420 |
6º PERÍODO
DCH40210 | Língua Brasileira de Sinais – Libras – Teoria e Prática | 60 | 3 | |||||||||
DCH40211 | Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Arte | 60 | 3 | |||||||||
DCH40212 | Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa II | 60 | 3 | |||||||||
DCH40213 | Psicomotricidade e Ludicidade | 60 | 3 | |||||||||
DCH40214 | Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Matemática I | 60 | 3 | |||||||||
DCH40215 | Estágio Supervisionado III – Linguagens | 100 | 3 | |||||||||
DCH40216 | Seminário Integrativo V | 20 | 3 | |||||||||
Total 6º Período : | 420 |
7º PERÍODO
DCH40217 | Estatística Aplicada à Educação | 60 | 3 | |||||||||
DCH40218 | Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino das Ciências | 60 | 3 | |||||||||
DCH40219 | Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Matemática II | 60 | 3 | |||||||||
DCH40220 | Trabalho de Conclusão de Curso I | 100 | 3 | |||||||||
DCH40221 | Estágio Supervisionado IV – Ciências Naturais e Matemática | 100 | 3 | |||||||||
DCH40222 | Seminário Integrativo VI | 20 | 3 | |||||||||
ELET4003 | Eletiva | 60 | 3 | |||||||||
Total 7º Período : | 460 |
8º PERÍODO
DCH40223 | Fundamentos da Educação Ambiental | 60 | 3 | |||||||||
DCH40224 | Educação Inclusiva | 60 | 3 | |||||||||
DCH40225 | Educação Profissional e Trabalho | 60 | 3 | |||||||||
DCH40226 | Trabalho de Conclusão de Curso II | 100 | 3 | |||||||||
DCH40227 | Estudos Complementares | 200 | 0 | |||||||||
ELET4004 | Eletiva | 60 | 3 | |||||||||
Total 8º Período : | 540 |