Farmácia
- Coordenador do Curso: Professor Esp. Aristophanes Henrique Claudiano
- Modalidade Oferecida: Bacharelado
- Titulação Conferida: Bacharel em Educação Física
- Início de Funcionamento: 2016
Competência do Profissional
A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física, com responsabilidade ética.
A intervenção dos Profissionais de Educação Física é dirigida a indivíduos e/ou grupos-alvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria.
O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações e objetivos, de modo a atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade, considerando o contexto social e histórico-cultural, as características regionais e os distintos interesses e necessidades, com competências e capacidades de identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos, bem como, realizar auditorias, consultorias, treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas das atividades físicas, do desporto e afins. (Resolução do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF Nº 046/202).
Objetivo Geral:
Formar educadores físicos com um perfil profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, com competência, habilidades e conhecimentos teórico-científicos, filosóficos, políticos e didático-pedagógicos para desempenhar de maneira profícua sua função perante a sociedade com visão empreendedora e crítica da realidade social, estando apto à enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições para o exercício profissional no âmbito da promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do indivíduo auxiliando assim na promoção e manutenção da qualidade de vida da população através das atividades relacionadas ao esporte e lazer orientados, consideração seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com uma visão ética e humanística, atendendo as demandas da sociedade, preconizando o domínio e desenvolvimento de competências de natureza técnica, científica e cultural no contexto atual e emergente da cultura de movimento propiciando a auto realização do aluno como pessoa e profissionalmente, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento local e nacional, bem como para melhorar a qualidade de vida da população.
Duração:
5 Anos
Modalidade:
Bacharelado
Objetivo Específico:
- Divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos;
- Estabelecer a unidade entre teoria e prática nos estudos realizados, procurando coerência entre os princípios dessa formação e o princípio de profissionalismo;
- Promover a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias ao indivíduo para o exercício profissional;
- Propiciar o aprofundamento das áreas de conhecimento, interesse e aptidão do aluno, estimulando ao aperfeiçoamento contínuo;
- Incentivar o trabalho de pesquisa e promover a extensão;
- Propiciar conhecimento técnico-funcional aplicado às diferentes manifestações da cultura do movimento.
- Desenvolver valores éticos morais, estimulando o espírito de cooperação e ação participativa como elementos básicos do profissional, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias à prática profissional;
- Enfocar as relações de trabalho em uma sociedade globalizada, com o objetivo de aprimorar a atuação do profissional nas diversas especialidades;
- Capacitar os egressos para ingressar em programas de pós-graduação lato senso e strictu senso.
- Estimular o desenvolvimento do pensamento reflexivo, aperfeiçoando a capacidade investigativa, inventiva e de solução de problemas;
- Estimular o desenvolvimento humano do discente, envolvendo-o na vida da Instituição a fim de compreender, desde cedo, a importância do papel no exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental;
- Exercitar a autonomia no aprender, buscando constantemente o aprimoramento profissional por meio da educação continuada;
- Desenvolver sua habilidade de expressão e comunicação;
- Aprimorar a capacidade do discente de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação;
- Formar profissionais com competência para diagnosticar as necessidades das diferentes populações, planejando, prescrevendo, ensinando, orientando, assessorando, supervisionando, controlando e avaliando projetos e programas de atividades físicas, esportivas e de lazer nas perspectivas da promoção e proteção a saúde, prevenção de patologias, formação cultural e educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo e outras áreas.
- Experienciar a participação, assessoramento, liderança e gerenciamento de equipes multiprofissionais, promovendo o desenvolvimento e habilidades e competências necessárias a essas funções.
- Conhecer, avaliar e intervir, profissional e academicamente, a realidade social através das diferentes manifestações e expressões do movimento humano objetivando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, buscando contribuir para a adoção de um modo de vida fisicamente ativo e saudável.
- Apropriar-se e aplicar os conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais específicos da Educação Física e aqueles vindouros das ciências afins, que permitam responder a situações concretas, frente a dinâmica de uma sociedade em permanente transformação.
- Instrumentalizar o acadêmico para acompanhar a produção do conhecimento em Educação Física e áreas afins, através da análise crítica da literatura especializada afim de continua produção e atuação acadêmico-profissional.
- Provocar um olhar curioso sobre a realidade atual, instituindo um processo contínuo de construção do conhecimento pertinente aos saberes e afazeres da Educação Física e áreas afins, utilizando-se da análise crítica da literatura especializada e produção acadêmico-profissional.
- Proporcionar conhecimentos técnicos-científicos, políticos, éticos, filosóficos e didáticos-pedagógicos que possibilitem a atuação profissional na gestão e promoção à saúde, prevenção e reabilitação de patologias; no âmbito do esporte, em especificidades da gestão, da preparação técnico-tática e da avaliação/prescrição do treinamento em todas as fases da formação esportiva; e no campo do lazer, enfocando a gestão, organização e planejamento, levando em consideração as questões legais, sócio-culturais, políticas e econômicas.
- Proporcionar a formação de um profissional que possa atuar em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;
- Proporcionar ao acadêmico suporte técnico-científico para o acesso aos recursos tecnológicos de informação e comunicação, ampliando suas possibilidades de intervenção com as fontes de produção e difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e áreas.
Áreas de atuação do Bacharel em Educação Física:
Compete ao Profissional de Educação Física atuar em áreas específicas como:
- Regência/docência em Educação Física;
- Treinamento Desportivo;
- Preparação Física;
- Avaliação Física;
- Recreação em Atividade Física;
- Orientação de Atividades Físicas;
- Gestão em Educação Física e Desporto.
GRADE CURRICULAR
1º PERÍODO
DCB105 | Ética e Bioética | 30 | 3 | |||||||
DCB123 | Ciclo Biológico 1 – Fisiologia | 60 | 3 | |||||||
DCB124 | Ciclo Biológico 1 – Anatomia | 30 | 3 | |||||||
DCB125 | Ciclo Biológico 1 – Química | 30 | 3 | |||||||
DCB126 | Ciclo Biológico 1 – Biofísica | 30 | 3 | |||||||
DCB127 | Ciclo Biológico 1 – Bioquímica | 30 | 3 | |||||||
DCB128 | Ciclo Biológico 1 – Histologia e Embriologia | 30 | 3 | |||||||
DCB129 | Ciclo Biológico 1 – Genética e Citologia | 30 | 3 | |||||||
DCB6502 | Farmácia e Sociedade | 30 | 3 | |||||||
DCB6504 | Saúde Pública 1 | 30 | 3 | |||||||
DCB6505 | Práticas de Integração à Comunidade 1 | 60 | 3 | |||||||
DCB6506 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
Total 1º Período : | 410 |
2º PERÍODO
DCB107 | Metodologia Científica | 30 | 3 | |||||||
DCB108 | Informática em Saúde | 30 | 3 | |||||||
DCB109 | Bioestatística | 30 | 3 | |||||||
DCB130 | Ciclo Biológico 2 – Fisiologia | 60 | 3 | |||||||
DCB131 | Ciclo Biológico 2 – Histologia e Embriologia | 30 | 3 | |||||||
DCB132 | Ciclo Biológico 2 – Bioquímica | 30 | 3 | |||||||
DCB133 | Ciclo Biológico 2 – Anatomia | 30 | 3 | |||||||
DCB134 | Ciclo Biológico 2 – Química | 30 | 3 | |||||||
DCB135 | Ciclo Biológico 2 – Genética e Citologia | 30 | 3 | |||||||
DCB136 | Ciclo Biológico 2 – Biofísica | 30 | 3 | |||||||
DCB6511 | Práticas de Integração à Comunidade 2 | 60 | 3 | |||||||
DCB6512 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
Total 2º Período : | 410 |
3º PERÍODO
DCB137 | Ciclo Biológico 3 – Histologia e Embriologia | 30 | 3 | |||||||
DCB138 | Ciclo Biológico 3 – Genética e Citologia | 30 | 3 | |||||||
DCB139 | Ciclo Biológico 3 – Fisiologia | 60 | 3 | |||||||
DCB140 | Ciclo Biológico 3 – Anatomia | 30 | 3 | |||||||
DCB141 | Ciclo Biológico 3 – Química | 30 | 3 | |||||||
DCB142 | Ciclo Biológico 3 – Biofísica | 30 | 3 | |||||||
DCB143 | Ciclo Biológico 3 – Bioquímica | 30 | 3 | |||||||
DCB6514 | Matemática | 30 | 3 | |||||||
DCB6515 | Saúde Pública 2 | 30 | 3 | |||||||
DCB6516 | Farmacobotânica | 30 | 3 | |||||||
DCB6517 | Práticas de Integração à Comunidade 3 | 60 | 3 | |||||||
DCB6518 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
Total 3º Período : | 410 |
4º PERÍODO
DCB144 | Ciclo Biológico 4 – Anatomia | 30 | 3 | |||||||
DCB145 | Ciclo Biológico 4 – Química | 30 | 3 | |||||||
DCB146 | Ciclo Biológico 4 – Bioquímica | 30 | 3 | |||||||
DCB147 | Ciclo Biológico 4 – Histologia e Embriologia | 30 | 3 | |||||||
DCB148 | Ciclo Biológico 4 – Fisiologia | 60 | 3 | |||||||
DCB149 | Ciclo Biológico 4 – Genética e Citologia | 30 | 3 | |||||||
DCB150 | Ciclo Biológico 4 – Biofísica | 30 | 3 | |||||||
DCB6520 | Farmacognosia | 30 | 3 | |||||||
DCB6521 | Epidemiologia | 60 | 3 | |||||||
DCB6522 | Práticas de Integração à Comunidade 4 | 60 | 3 | |||||||
DCB6523 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
Total 4º Período : | 410 |
5º PERÍODO
DCB103 | Saúde Coletiva e Ambiental | 30 | 3 | |||||||
DCB112 | Patologia | 60 | 3 | |||||||
DCB113 | Parasitologia | 30 | 3 | |||||||
DCB6524 | Processos Farmacoterapêuticos | 100 | 3 | |||||||
DCB6526 | Imunologia | 30 | 3 | |||||||
DCB6528 | Introdução a Hematologia | 30 | 3 | |||||||
DCB6530 | Práticas de Integração à Comunidade 5 | 60 | 3 | |||||||
DCB6531 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
ELET102 | Eletiva 1 | 30 | 3 | |||||||
Total 5º Período : | 390 |
6º PERÍODO
DCB102 | Sociologia e Antropologia | 30 | 3 | |||||||
DCB114 | Psicologia | 30 | 3 | |||||||
DCB6534 | Fitoterapia | 30 | 3 | |||||||
DCB6535 | Análises Clínicas 1 | 90 | 3 | |||||||
DCB6536 | Assistência Farmacêutica 1 | 60 | 3 | |||||||
DCB6537 | Farmacologia Clínica 1 | 60 | 3 | |||||||
DCB6538 | Práticas de Integração à Comunidade 6 | 60 | 3 | |||||||
ELET103 | Eletiva 2 | 30 | 3 | |||||||
Total 6º Período : | 390 |
7º PERÍODO
DCB6539 | Análises Clínicas 2 | 60 | 3 | |||||||
DCB6540 | Estrutura, Propriedades e Reatividades dos Fármacos 1 | 60 | 3 | |||||||
DCB6541 | Farmacologia Clínica 2 | 60 | 3 | |||||||
DCB6542 | Fitoquímica | 40 | 3 | |||||||
DCB6543 | Análise Farmacêutica | 60 | 3 | |||||||
DCB6544 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
DCB6545 | Práticas de Integração à Comunidade 7 | 80 | 3 | |||||||
ELET104 | Eletiva 3 | 30 | 3 | |||||||
Total 7º Período : | 410 |
8º PERÍODO
DCB6546 | Química Farmacêutica Experimental 1 | 50 | 3 | |||||||
DCB6547 | Estrutura, Propriedades e Reatividades dos Fármacos 2 | 30 | 3 | |||||||
DCB6548 | Toxicologia | 60 | 3 | |||||||
DCB6549 | Bromatologia | 60 | 3 | |||||||
DCB6550 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
DCB6551 | Práticas de Integração à Comunidade 8 | 120 | 3 | |||||||
ELET105 | Eletiva 4 | 30 | 3 | |||||||
Total 8º Período : | 370 |
9º PERÍODO
DCB115 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 1 | 60 | 3 | |||||||
DCB6552 | Farmácia Hospitalar | 90 | 3 | |||||||
DCB6553 | Farmacotécnica | 90 | 3 | |||||||
DCB6554 | Química Farmacêutica Experimental 2 | 40 | 3 | |||||||
DCB6556 | Práticas de Integração à Comunidade 9 | 120 | 3 | |||||||
Total 9º Período : | 400 |
10º PERÍODO
DCB6557 | Química Medicinal | 60 | 3 | |||||||
DCB6558 | Tecnologia Farmacêutica | 90 | 3 | |||||||
DCB6559 | Garantia de Qualidade em Produtos Farmacêuticos | 90 | 3 | |||||||
DCB6560 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 2 | 40 | 3 | |||||||
DCB6561 | Práticas de Integração à Comunidade 10 | 120 | 3 | |||||||
Total 10º Período : | 400 |