Farmácia

Curso de Graduação em Farmácia

  • Coordenador do Curso: Professora Glória Cabral
  • Modalidade Oferecida: Bacharelado
  • Titulação Conferida: Bacharel em Farmácia
  • Início de Funcionamento: 2016

Competência do Profissional

O curso de Farmácia é responsável por formar profissionais de saúde para atuar na cadeia produtiva das áreas de medicamentos, fármacos, alimentos, cosméticos, reagentes químicos e análises clínicas. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades que fazem parte de divisões agrupadas em linhas de atuação farmacêutica reconhecidas na Resolução nº 572, de 25 de abril de 2013. Dentre as linhas de atuação farmacêutica, encontramos: Alimentos; Análises clínico-laboratoriais; Educação; Farmácia; Farmácia Hospitalar; Farmácia Clínica; Farmácia Industrial; Gestão; Práticas Integrativas e Complementares; Saúde Pública; Toxicologia, dentre outras.

Objetivo Geral:

Curso de Farmácia destina-se à formação do profissional da área de saúde. Em seu eixo de Cuidado em Saúde, o profissional desenvolve a assistência e cuidados farmacêuticos, objetivando a promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da atuação no segmento de análises clínicas e toxicológicas e da farmácia clínica. O eixo de Tecnologia e Inovação em Saúde permite que o profissional atue diretamente na formulação adequada de medicamentos, cosméticos e alimentos, além da produção, controle de qualidade, análise e fiscalização dos produtos farmacêuticos e na tecnologia de alimentos. A Gestão em Saúde capacita o profissional para atuar em processos técnicos, políticos e sociais que envolvem o medicamento. O farmacêutico é habilitado para atuar em todos os procedimentos que envolvem os medicamentos e nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde.

Duração:

5 Anos

Modalidade:

Bacharelado

Objetivo Específico:

  • Divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos;
  • Estabelecer a unidade entre teoria e prática nos estudos realizados, procurando coerência entre os princípios dessa formação e o princípio de profissionalismo;
  • Promover a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias ao indivíduo para o exercício profissional;
  • Propiciar o aprofundamento das áreas de conhecimento, interesse e aptidão do aluno, estimulando ao aperfeiçoamento contínuo;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e promover a extensão;
  • Propiciar conhecimento técnico-funcional aplicado às diferentes manifestações da cultura do movimento.
  • Desenvolver valores éticos morais, estimulando o espírito de cooperação e ação participativa como elementos básicos do profissional, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias à prática profissional;
  • Enfocar as relações de trabalho em uma sociedade globalizada, com o objetivo de aprimorar a atuação do profissional nas diversas especialidades;
  • Capacitar os egressos para ingressar em programas de pós-graduação lato senso e strictu senso.
  • Estimular o desenvolvimento do pensamento reflexivo, aperfeiçoando a capacidade investigativa, inventiva e de solução de problemas;
  • Estimular o desenvolvimento humano do discente, envolvendo-o na vida da Instituição a fim de compreender, desde cedo, a importância do papel no exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental;
  • Exercitar a autonomia no aprender, buscando constantemente o aprimoramento profissional por meio da educação continuada;
  • Desenvolver sua habilidade de expressão e comunicação;
  • Aprimorar a capacidade do discente de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação;
  • Formar profissionais com competência para diagnosticar as necessidades das diferentes populações, planejando, prescrevendo, ensinando, orientando, assessorando, supervisionando, controlando e avaliando projetos e programas de atividades físicas, esportivas e de lazer nas perspectivas da promoção e proteção a saúde, prevenção de patologias, formação cultural e educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo e outras áreas.
  • Experienciar a participação, assessoramento, liderança e gerenciamento de equipes multiprofissionais, promovendo o desenvolvimento e habilidades e competências necessárias a essas funções.
  • Conhecer, avaliar e intervir, profissional e academicamente, a realidade social através das diferentes manifestações e expressões do movimento humano objetivando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, buscando contribuir para a adoção de um modo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Apropriar-se e aplicar os conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais específicos da Educação Física e aqueles vindouros das ciências afins, que permitam responder a situações concretas, frente a dinâmica de uma sociedade em permanente transformação.
  • Instrumentalizar o acadêmico para acompanhar a produção do conhecimento em Educação Física e áreas afins, através da análise crítica da literatura especializada afim de continua produção e atuação acadêmico-profissional.
  • Provocar um olhar curioso sobre a realidade atual, instituindo um processo contínuo de construção do conhecimento pertinente aos saberes e afazeres da Educação Física e áreas afins, utilizando-se da análise crítica da literatura especializada e produção acadêmico-profissional.
  • Proporcionar conhecimentos técnicos-científicos, políticos, éticos, filosóficos e didáticos-pedagógicos que possibilitem a atuação profissional na gestão e promoção à saúde, prevenção e reabilitação de patologias; no âmbito do esporte, em especificidades da gestão, da preparação técnico-tática e da avaliação/prescrição do treinamento em todas as fases da formação esportiva; e no campo do lazer, enfocando a gestão, organização e planejamento, levando em consideração as questões legais, sócio-culturais, políticas e econômicas.
  • Proporcionar a formação de um profissional que possa atuar em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Proporcionar ao acadêmico suporte técnico-científico para o acesso aos recursos tecnológicos de informação e comunicação, ampliando suas possibilidades de intervenção com as fontes de produção e difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e áreas.
  •  

Áreas de atuação do Bacharel em Educação Física:

Compete ao Profissional de Educação Física atuar em áreas específicas como:

  • Regência/docência em Educação Física;
  • Treinamento Desportivo;
  • Preparação Física;
  • Avaliação Física;
  • Recreação em Atividade Física;
  • Orientação de Atividades Físicas;
  • Gestão em Educação Física e Desporto.

GRADE CURRICULAR

1º PERÍODO

DCB105Ética e Bioética30 3 
DCB123Ciclo Biológico 1 – Fisiologia60 3 
DCB124Ciclo Biológico 1 – Anatomia30 3 
DCB125Ciclo Biológico 1 – Química30 3 
DCB126Ciclo Biológico 1 – Biofísica30 3 
DCB127Ciclo Biológico 1 – Bioquímica30 3 
DCB128Ciclo Biológico 1 – Histologia e Embriologia30 3 
DCB129Ciclo Biológico 1 – Genética e Citologia30 3 
DCB6502Farmácia e Sociedade30 3 
DCB6504Saúde Pública 130 3 
DCB6505Práticas de Integração à Comunidade 160 3 
DCB6506Atividades Complementares20 3 
    Total 1º Período : 410

2º PERÍODO

DCB107Metodologia Científica30 3 
DCB108Informática em Saúde30 3 
DCB109Bioestatística30 3 
DCB130Ciclo Biológico 2 – Fisiologia60 3 
DCB131Ciclo Biológico 2 – Histologia e Embriologia30 3 
DCB132Ciclo Biológico 2 – Bioquímica30 3 
DCB133Ciclo Biológico 2 – Anatomia30 3 
DCB134Ciclo Biológico 2 – Química30 3 
DCB135Ciclo Biológico 2 – Genética e Citologia30 3 
DCB136Ciclo Biológico 2 – Biofísica30 3 
DCB6511Práticas de Integração à Comunidade 260 3 
DCB6512Atividades Complementares20 3 
    Total 2º Período : 410

3º PERÍODO

DCB137Ciclo Biológico 3 – Histologia e Embriologia30 3 
DCB138Ciclo Biológico 3 – Genética e Citologia30 3 
DCB139Ciclo Biológico 3 – Fisiologia60 3 
DCB140Ciclo Biológico 3 – Anatomia30 3 
DCB141Ciclo Biológico 3 – Química30 3 
DCB142Ciclo Biológico 3 – Biofísica30 3 
DCB143Ciclo Biológico 3 – Bioquímica30 3 
DCB6514Matemática30 3 
DCB6515Saúde Pública 230 3 
DCB6516Farmacobotânica30 3 
DCB6517Práticas de Integração à Comunidade 360 3 
DCB6518Atividades Complementares20 3 
    Total 3º Período : 410

4º PERÍODO

DCB144Ciclo Biológico 4 – Anatomia30 3 
DCB145Ciclo Biológico 4 – Química30 3 
DCB146Ciclo Biológico 4 – Bioquímica30 3 
DCB147Ciclo Biológico 4 – Histologia e Embriologia30 3 
DCB148Ciclo Biológico 4 – Fisiologia60 3 
DCB149Ciclo Biológico 4 – Genética e Citologia30 3 
DCB150Ciclo Biológico 4 – Biofísica30 3 
DCB6520Farmacognosia30 3 
DCB6521Epidemiologia60 3 
DCB6522Práticas de Integração à Comunidade 460 3 
DCB6523Atividades Complementares20 3 
    Total 4º Período : 410

5º PERÍODO

DCB103Saúde Coletiva e Ambiental30 3 
DCB112Patologia60 3 
DCB113Parasitologia30 3 
DCB6524Processos Farmacoterapêuticos100 3 
DCB6526Imunologia30 3 
DCB6528Introdução a Hematologia30 3 
DCB6530Práticas de Integração à Comunidade 560 3 
DCB6531Atividades Complementares20 3 
ELET102Eletiva 130 3 
    Total 5º Período : 390

6º PERÍODO

DCB102Sociologia e Antropologia30 3 
DCB114Psicologia30 3 
DCB6534Fitoterapia30 3 
DCB6535Análises Clínicas 190 3 
DCB6536Assistência Farmacêutica 160 3 
DCB6537Farmacologia Clínica 160 3 
DCB6538Práticas de Integração à Comunidade 660 3 
ELET103Eletiva 230 3 
    Total 6º Período : 390

7º PERÍODO

DCB6539Análises Clínicas 260 3 
DCB6540Estrutura, Propriedades e Reatividades dos Fármacos 160 3 
DCB6541Farmacologia Clínica 260 3 
DCB6542Fitoquímica40 3 
DCB6543Análise Farmacêutica60 3 
DCB6544Atividades Complementares20 3 
DCB6545Práticas de Integração à Comunidade 780 3 
ELET104Eletiva 330 3 
    Total 7º Período : 410

8º PERÍODO

DCB6546Química Farmacêutica Experimental 150 3 
DCB6547Estrutura, Propriedades e Reatividades dos Fármacos 230 3 
DCB6548Toxicologia60 3 
DCB6549Bromatologia60 3 
DCB6550Atividades Complementares20 3 
DCB6551Práticas de Integração à Comunidade 8120 3 
ELET105Eletiva 430 3 
    Total 8º Período : 370

9º PERÍODO

DCB115Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 160 3 
DCB6552Farmácia Hospitalar90 3 
DCB6553Farmacotécnica90 3 
DCB6554Química Farmacêutica Experimental 240 3 
DCB6556Práticas de Integração à Comunidade 9120 3 
    Total 9º Período : 400

10º PERÍODO

DCB6557Química Medicinal60 3 
DCB6558Tecnologia Farmacêutica90 3 
DCB6559Garantia de Qualidade em Produtos Farmacêuticos90 3 
DCB6560Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 240 3 
DCB6561Práticas de Integração à Comunidade 10120 3 
    Total 10º Período : 400

TOTAL DO CURSO: 4.000