Farmácia
Portaria de autorização MEC do Curso de Farmácia: 13, publicada no D.O.U. de 06.06.2016.
- Coordenador do Curso: Professora MSc. Jaqueline B. de Souza- Coordenação Adjunta
- Modalidade Oferecida: Bacharelado
- Titulação Conferida: Bacharel em Farmácia
- Início de Funcionamento: 2016
Competência do Profissional
O curso de Farmácia é responsável por formar profissionais de saúde para atuar na cadeia produtiva das áreas de medicamentos, fármacos, alimentos, cosméticos, reagentes químicos e análises clínicas. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades que fazem parte de divisões agrupadas em linhas de atuação farmacêutica reconhecidas na Resolução nº 572, de 25 de abril de 2013. Dentre as linhas de atuação farmacêutica, encontramos: Alimentos; Análises clínico-laboratoriais; Educação; Farmácia; Farmácia Hospitalar; Farmácia Clínica; Farmácia Industrial; Gestão; Práticas Integrativas e Complementares; Saúde Pública; Toxicologia, dentre outras.
Objetivo Geral:
Curso de Farmácia destina-se à formação do profissional da área de saúde. Em seu eixo de Cuidado em Saúde, o profissional desenvolve a assistência e cuidados farmacêuticos, objetivando a promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da atuação no segmento de análises clínicas e toxicológicas e da farmácia clínica. O eixo de Tecnologia e Inovação em Saúde permite que o profissional atue diretamente na formulação adequada de medicamentos, cosméticos e alimentos, além da produção, controle de qualidade, análise e fiscalização dos produtos farmacêuticos e na tecnologia de alimentos. A Gestão em Saúde capacita o profissional para atuar em processos técnicos, políticos e sociais que envolvem o medicamento. O farmacêutico é habilitado para atuar em todos os procedimentos que envolvem os medicamentos e nos diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde.
Duração:
5 Anos
Modalidade:
Bacharelado
Objetivo Específico:
- Divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos;
- Estabelecer a unidade entre teoria e prática nos estudos realizados, procurando coerência entre os princípios dessa formação e o princípio de profissionalismo;
- Promover a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias ao indivíduo para o exercício profissional;
- Propiciar o aprofundamento das áreas de conhecimento, interesse e aptidão do aluno, estimulando ao aperfeiçoamento contínuo;
- Incentivar o trabalho de pesquisa e promover a extensão;
- Propiciar conhecimento técnico-funcional aplicado às diferentes manifestações da cultura do movimento.
- Desenvolver valores éticos morais, estimulando o espírito de cooperação e ação participativa como elementos básicos do profissional, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias à prática profissional;
- Enfocar as relações de trabalho em uma sociedade globalizada, com o objetivo de aprimorar a atuação do profissional nas diversas especialidades;
- Capacitar os egressos para ingressar em programas de pós-graduação lato senso e strictu senso.
- Estimular o desenvolvimento do pensamento reflexivo, aperfeiçoando a capacidade investigativa, inventiva e de solução de problemas;
- Estimular o desenvolvimento humano do discente, envolvendo-o na vida da Instituição a fim de compreender, desde cedo, a importância do papel no exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental;
- Exercitar a autonomia no aprender, buscando constantemente o aprimoramento profissional por meio da educação continuada;
- Desenvolver sua habilidade de expressão e comunicação;
- Aprimorar a capacidade do discente de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação;
- Formar profissionais com competência para diagnosticar as necessidades das diferentes populações, planejando, prescrevendo, ensinando, orientando, assessorando, supervisionando, controlando e avaliando projetos e programas de atividades físicas, esportivas e de lazer nas perspectivas da promoção e proteção a saúde, prevenção de patologias, formação cultural e educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo e outras áreas.
- Experienciar a participação, assessoramento, liderança e gerenciamento de equipes multiprofissionais, promovendo o desenvolvimento e habilidades e competências necessárias a essas funções.
- Conhecer, avaliar e intervir, profissional e academicamente, a realidade social através das diferentes manifestações e expressões do movimento humano objetivando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, buscando contribuir para a adoção de um modo de vida fisicamente ativo e saudável.
- Apropriar-se e aplicar os conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais específicos da Educação Física e aqueles vindouros das ciências afins, que permitam responder a situações concretas, frente a dinâmica de uma sociedade em permanente transformação.
- Instrumentalizar o acadêmico para acompanhar a produção do conhecimento em Educação Física e áreas afins, através da análise crítica da literatura especializada afim de continua produção e atuação acadêmico-profissional.
- Provocar um olhar curioso sobre a realidade atual, instituindo um processo contínuo de construção do conhecimento pertinente aos saberes e afazeres da Educação Física e áreas afins, utilizando-se da análise crítica da literatura especializada e produção acadêmico-profissional.
- Proporcionar conhecimentos técnicos-científicos, políticos, éticos, filosóficos e didáticos-pedagógicos que possibilitem a atuação profissional na gestão e promoção à saúde, prevenção e reabilitação de patologias; no âmbito do esporte, em especificidades da gestão, da preparação técnico-tática e da avaliação/prescrição do treinamento em todas as fases da formação esportiva; e no campo do lazer, enfocando a gestão, organização e planejamento, levando em consideração as questões legais, sócio-culturais, políticas e econômicas.
- Proporcionar a formação de um profissional que possa atuar em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;
- Proporcionar ao acadêmico suporte técnico-científico para o acesso aos recursos tecnológicos de informação e comunicação, ampliando suas possibilidades de intervenção com as fontes de produção e difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e áreas.
Áreas de atuação do Bacharel em Educação Física:
Compete ao Profissional de Educação Física atuar em áreas específicas como:
- Regência/docência em Educação Física;
- Treinamento Desportivo;
- Preparação Física;
- Avaliação Física;
- Recreação em Atividade Física;
- Orientação de Atividades Físicas;
- Gestão em Educação Física e Desporto.
GRADE CURRICULAR
1º PERÍODO
DCB105 | Ética e Bioética | 30 | 3 | |||||||
DCB123 | Ciclo Biológico 1 – Fisiologia | 60 | 3 | |||||||
DCB124 | Ciclo Biológico 1 – Anatomia | 30 | 3 | |||||||
DCB125 | Ciclo Biológico 1 – Química | 30 | 3 | |||||||
DCB126 | Ciclo Biológico 1 – Biofísica | 30 | 3 | |||||||
DCB127 | Ciclo Biológico 1 – Bioquímica | 30 | 3 | |||||||
DCB128 | Ciclo Biológico 1 – Histologia e Embriologia | 30 | 3 | |||||||
DCB129 | Ciclo Biológico 1 – Genética e Citologia | 30 | 3 | |||||||
DCB6502 | Farmácia e Sociedade | 30 | 3 | |||||||
DCB6504 | Saúde Pública 1 | 30 | 3 | |||||||
DCB6505 | Práticas de Integração à Comunidade 1 | 60 | 3 | |||||||
DCB6506 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
Total 1º Período : | 410 |
2º PERÍODO
DCB107 | Metodologia Científica | 30 | 3 | |||||||
DCB108 | Informática em Saúde | 30 | 3 | |||||||
DCB109 | Bioestatística | 30 | 3 | |||||||
DCB130 | Ciclo Biológico 2 – Fisiologia | 60 | 3 | |||||||
DCB131 | Ciclo Biológico 2 – Histologia e Embriologia | 30 | 3 | |||||||
DCB132 | Ciclo Biológico 2 – Bioquímica | 30 | 3 | |||||||
DCB133 | Ciclo Biológico 2 – Anatomia | 30 | 3 | |||||||
DCB134 | Ciclo Biológico 2 – Química | 30 | 3 | |||||||
DCB135 | Ciclo Biológico 2 – Genética e Citologia | 30 | 3 | |||||||
DCB136 | Ciclo Biológico 2 – Biofísica | 30 | 3 | |||||||
DCB6511 | Práticas de Integração à Comunidade 2 | 60 | 3 | |||||||
DCB6512 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
Total 2º Período : | 410 |
3º PERÍODO
DCB137 | Ciclo Biológico 3 – Histologia e Embriologia | 30 | 3 | |||||||
DCB138 | Ciclo Biológico 3 – Genética e Citologia | 30 | 3 | |||||||
DCB139 | Ciclo Biológico 3 – Fisiologia | 60 | 3 | |||||||
DCB140 | Ciclo Biológico 3 – Anatomia | 30 | 3 | |||||||
DCB141 | Ciclo Biológico 3 – Química | 30 | 3 | |||||||
DCB142 | Ciclo Biológico 3 – Biofísica | 30 | 3 | |||||||
DCB143 | Ciclo Biológico 3 – Bioquímica | 30 | 3 | |||||||
DCB6514 | Matemática | 30 | 3 | |||||||
DCB6515 | Saúde Pública 2 | 30 | 3 | |||||||
DCB6516 | Farmacobotânica | 30 | 3 | |||||||
DCB6517 | Práticas de Integração à Comunidade 3 | 60 | 3 | |||||||
DCB6518 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
Total 3º Período : | 410 |
4º PERÍODO
DCB144 | Ciclo Biológico 4 – Anatomia | 30 | 3 | |||||||
DCB145 | Ciclo Biológico 4 – Química | 30 | 3 | |||||||
DCB146 | Ciclo Biológico 4 – Bioquímica | 30 | 3 | |||||||
DCB147 | Ciclo Biológico 4 – Histologia e Embriologia | 30 | 3 | |||||||
DCB148 | Ciclo Biológico 4 – Fisiologia | 60 | 3 | |||||||
DCB149 | Ciclo Biológico 4 – Genética e Citologia | 30 | 3 | |||||||
DCB150 | Ciclo Biológico 4 – Biofísica | 30 | 3 | |||||||
DCB6520 | Farmacognosia | 30 | 3 | |||||||
DCB6521 | Epidemiologia | 60 | 3 | |||||||
DCB6522 | Práticas de Integração à Comunidade 4 | 60 | 3 | |||||||
DCB6523 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
Total 4º Período : | 410 |
5º PERÍODO
DCB103 | Saúde Coletiva e Ambiental | 30 | 3 | |||||||
DCB112 | Patologia | 60 | 3 | |||||||
DCB113 | Parasitologia | 30 | 3 | |||||||
DCB6524 | Processos Farmacoterapêuticos | 100 | 3 | |||||||
DCB6526 | Imunologia | 30 | 3 | |||||||
DCB6528 | Introdução a Hematologia | 30 | 3 | |||||||
DCB6530 | Práticas de Integração à Comunidade 5 | 60 | 3 | |||||||
DCB6531 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
ELET102 | Eletiva 1 | 30 | 3 | |||||||
Total 5º Período : | 390 |
6º PERÍODO
DCB102 | Sociologia e Antropologia | 30 | 3 | |||||||
DCB114 | Psicologia | 30 | 3 | |||||||
DCB6534 | Fitoterapia | 30 | 3 | |||||||
DCB6535 | Análises Clínicas 1 | 90 | 3 | |||||||
DCB6536 | Assistência Farmacêutica 1 | 60 | 3 | |||||||
DCB6537 | Farmacologia Clínica 1 | 60 | 3 | |||||||
DCB6538 | Práticas de Integração à Comunidade 6 | 60 | 3 | |||||||
ELET103 | Eletiva 2 | 30 | 3 | |||||||
Total 6º Período : | 390 |
7º PERÍODO
DCB6539 | Análises Clínicas 2 | 60 | 3 | |||||||
DCB6540 | Estrutura, Propriedades e Reatividades dos Fármacos 1 | 60 | 3 | |||||||
DCB6541 | Farmacologia Clínica 2 | 60 | 3 | |||||||
DCB6542 | Fitoquímica | 40 | 3 | |||||||
DCB6543 | Análise Farmacêutica | 60 | 3 | |||||||
DCB6544 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
DCB6545 | Práticas de Integração à Comunidade 7 | 80 | 3 | |||||||
ELET104 | Eletiva 3 | 30 | 3 | |||||||
Total 7º Período : | 410 |
8º PERÍODO
DCB6546 | Química Farmacêutica Experimental 1 | 50 | 3 | |||||||
DCB6547 | Estrutura, Propriedades e Reatividades dos Fármacos 2 | 30 | 3 | |||||||
DCB6548 | Toxicologia | 60 | 3 | |||||||
DCB6549 | Bromatologia | 60 | 3 | |||||||
DCB6550 | Atividades Complementares | 20 | 3 | |||||||
DCB6551 | Práticas de Integração à Comunidade 8 | 120 | 3 | |||||||
ELET105 | Eletiva 4 | 30 | 3 | |||||||
Total 8º Período : | 370 |
9º PERÍODO
DCB115 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 1 | 60 | 3 | |||||||
DCB6552 | Farmácia Hospitalar | 90 | 3 | |||||||
DCB6553 | Farmacotécnica | 90 | 3 | |||||||
DCB6554 | Química Farmacêutica Experimental 2 | 40 | 3 | |||||||
DCB6556 | Práticas de Integração à Comunidade 9 | 120 | 3 | |||||||
Total 9º Período : | 400 |
10º PERÍODO
DCB6557 | Química Medicinal | 60 | 3 | |||||||
DCB6558 | Tecnologia Farmacêutica | 90 | 3 | |||||||
DCB6559 | Garantia de Qualidade em Produtos Farmacêuticos | 90 | 3 | |||||||
DCB6560 | Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 2 | 40 | 3 | |||||||
DCB6561 | Práticas de Integração à Comunidade 10 | 120 | 3 | |||||||
Total 10º Período : | 400 |