Farmácia

Portaria de autorização MEC do Curso de Educação Física: 201, publicado no D.O.U de 02.06.2016.
  • Coordenador do Curso: Professor Esp. Aristophanes Henrique Claudiano
  • Modalidade Oferecida: Bacharelado
  • Titulação Conferida: Bacharel em Educação Física
  • Início de Funcionamento: 2016

Competência do Profissional

A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física, com responsabilidade ética.

A intervenção dos Profissionais de Educação Física é dirigida a indivíduos e/ou grupos-alvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria.

O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações e objetivos, de modo a atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade, considerando o contexto social e histórico-cultural, as características regionais e os distintos interesses e necessidades, com competências e capacidades de identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos, bem como, realizar auditorias, consultorias, treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas das atividades físicas, do desporto e afins. (Resolução do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF Nº 046/202).

Objetivo Geral:

Formar educadores físicos com um perfil profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, com competência, habilidades e conhecimentos teórico-científicos, filosóficos, políticos e didático-pedagógicos para desempenhar de maneira profícua sua função perante a sociedade com visão empreendedora e crítica da realidade social, estando apto à enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições para o exercício profissional no âmbito da promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do indivíduo auxiliando assim na promoção e manutenção da qualidade de vida da população através das atividades relacionadas ao esporte e lazer orientados, consideração seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com uma visão ética e humanística, atendendo as demandas da sociedade, preconizando o domínio e desenvolvimento de competências de natureza técnica, científica e cultural no contexto atual e emergente da cultura de movimento propiciando a auto realização do aluno como pessoa e profissionalmente, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento local e nacional, bem como para melhorar a qualidade de vida da população.

Duração:

5 Anos

Modalidade:

Bacharelado

Objetivo Específico:

  • Divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos;
  • Estabelecer a unidade entre teoria e prática nos estudos realizados, procurando coerência entre os princípios dessa formação e o princípio de profissionalismo;
  • Promover a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias ao indivíduo para o exercício profissional;
  • Propiciar o aprofundamento das áreas de conhecimento, interesse e aptidão do aluno, estimulando ao aperfeiçoamento contínuo;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e promover a extensão;
  • Propiciar conhecimento técnico-funcional aplicado às diferentes manifestações da cultura do movimento.
  • Desenvolver valores éticos morais, estimulando o espírito de cooperação e ação participativa como elementos básicos do profissional, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias à prática profissional;
  • Enfocar as relações de trabalho em uma sociedade globalizada, com o objetivo de aprimorar a atuação do profissional nas diversas especialidades;
  • Capacitar os egressos para ingressar em programas de pós-graduação lato senso e strictu senso.
  • Estimular o desenvolvimento do pensamento reflexivo, aperfeiçoando a capacidade investigativa, inventiva e de solução de problemas;
  • Estimular o desenvolvimento humano do discente, envolvendo-o na vida da Instituição a fim de compreender, desde cedo, a importância do papel no exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental;
  • Exercitar a autonomia no aprender, buscando constantemente o aprimoramento profissional por meio da educação continuada;
  • Desenvolver sua habilidade de expressão e comunicação;
  • Aprimorar a capacidade do discente de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação;
  • Formar profissionais com competência para diagnosticar as necessidades das diferentes populações, planejando, prescrevendo, ensinando, orientando, assessorando, supervisionando, controlando e avaliando projetos e programas de atividades físicas, esportivas e de lazer nas perspectivas da promoção e proteção a saúde, prevenção de patologias, formação cultural e educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo e outras áreas.
  • Experienciar a participação, assessoramento, liderança e gerenciamento de equipes multiprofissionais, promovendo o desenvolvimento e habilidades e competências necessárias a essas funções.
  • Conhecer, avaliar e intervir, profissional e academicamente, a realidade social através das diferentes manifestações e expressões do movimento humano objetivando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, buscando contribuir para a adoção de um modo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Apropriar-se e aplicar os conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais específicos da Educação Física e aqueles vindouros das ciências afins, que permitam responder a situações concretas, frente a dinâmica de uma sociedade em permanente transformação.
  • Instrumentalizar o acadêmico para acompanhar a produção do conhecimento em Educação Física e áreas afins, através da análise crítica da literatura especializada afim de continua produção e atuação acadêmico-profissional.
  • Provocar um olhar curioso sobre a realidade atual, instituindo um processo contínuo de construção do conhecimento pertinente aos saberes e afazeres da Educação Física e áreas afins, utilizando-se da análise crítica da literatura especializada e produção acadêmico-profissional.
  • Proporcionar conhecimentos técnicos-científicos, políticos, éticos, filosóficos e didáticos-pedagógicos que possibilitem a atuação profissional na gestão e promoção à saúde, prevenção e reabilitação de patologias; no âmbito do esporte, em especificidades da gestão, da preparação técnico-tática e da avaliação/prescrição do treinamento em todas as fases da formação esportiva; e no campo do lazer, enfocando a gestão, organização e planejamento, levando em consideração as questões legais, sócio-culturais, políticas e econômicas.
  • Proporcionar a formação de um profissional que possa atuar em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Proporcionar ao acadêmico suporte técnico-científico para o acesso aos recursos tecnológicos de informação e comunicação, ampliando suas possibilidades de intervenção com as fontes de produção e difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e áreas.
  •  

Áreas de atuação do Bacharel em Educação Física:

Compete ao Profissional de Educação Física atuar em áreas específicas como:

  • Regência/docência em Educação Física;
  • Treinamento Desportivo;
  • Preparação Física;
  • Avaliação Física;
  • Recreação em Atividade Física;
  • Orientação de Atividades Físicas;
  • Gestão em Educação Física e Desporto.

GRADE CURRICULAR

1º PERÍODO

DCB105Ética e Bioética30 3 
DCB123Ciclo Biológico 1 – Fisiologia60 3 
DCB124Ciclo Biológico 1 – Anatomia30 3 
DCB125Ciclo Biológico 1 – Química30 3 
DCB126Ciclo Biológico 1 – Biofísica30 3 
DCB127Ciclo Biológico 1 – Bioquímica30 3 
DCB128Ciclo Biológico 1 – Histologia e Embriologia30 3 
DCB129Ciclo Biológico 1 – Genética e Citologia30 3 
DCB6502Farmácia e Sociedade30 3 
DCB6504Saúde Pública 130 3 
DCB6505Práticas de Integração à Comunidade 160 3 
DCB6506Atividades Complementares20 3 
    Total 1º Período : 410

2º PERÍODO

DCB107Metodologia Científica30 3 
DCB108Informática em Saúde30 3 
DCB109Bioestatística30 3 
DCB130Ciclo Biológico 2 – Fisiologia60 3 
DCB131Ciclo Biológico 2 – Histologia e Embriologia30 3 
DCB132Ciclo Biológico 2 – Bioquímica30 3 
DCB133Ciclo Biológico 2 – Anatomia30 3 
DCB134Ciclo Biológico 2 – Química30 3 
DCB135Ciclo Biológico 2 – Genética e Citologia30 3 
DCB136Ciclo Biológico 2 – Biofísica30 3 
DCB6511Práticas de Integração à Comunidade 260 3 
DCB6512Atividades Complementares20 3 
    Total 2º Período : 410

3º PERÍODO

DCB137Ciclo Biológico 3 – Histologia e Embriologia30 3 
DCB138Ciclo Biológico 3 – Genética e Citologia30 3 
DCB139Ciclo Biológico 3 – Fisiologia60 3 
DCB140Ciclo Biológico 3 – Anatomia30 3 
DCB141Ciclo Biológico 3 – Química30 3 
DCB142Ciclo Biológico 3 – Biofísica30 3 
DCB143Ciclo Biológico 3 – Bioquímica30 3 
DCB6514Matemática30 3 
DCB6515Saúde Pública 230 3 
DCB6516Farmacobotânica30 3 
DCB6517Práticas de Integração à Comunidade 360 3 
DCB6518Atividades Complementares20 3 
    Total 3º Período : 410

4º PERÍODO

DCB144Ciclo Biológico 4 – Anatomia30 3 
DCB145Ciclo Biológico 4 – Química30 3 
DCB146Ciclo Biológico 4 – Bioquímica30 3 
DCB147Ciclo Biológico 4 – Histologia e Embriologia30 3 
DCB148Ciclo Biológico 4 – Fisiologia60 3 
DCB149Ciclo Biológico 4 – Genética e Citologia30 3 
DCB150Ciclo Biológico 4 – Biofísica30 3 
DCB6520Farmacognosia30 3 
DCB6521Epidemiologia60 3 
DCB6522Práticas de Integração à Comunidade 460 3 
DCB6523Atividades Complementares20 3 
    Total 4º Período : 410

5º PERÍODO

DCB103Saúde Coletiva e Ambiental30 3 
DCB112Patologia60 3 
DCB113Parasitologia30 3 
DCB6524Processos Farmacoterapêuticos100 3 
DCB6526Imunologia30 3 
DCB6528Introdução a Hematologia30 3 
DCB6530Práticas de Integração à Comunidade 560 3 
DCB6531Atividades Complementares20 3 
ELET102Eletiva 130 3 
    Total 5º Período : 390

6º PERÍODO

DCB102Sociologia e Antropologia30 3 
DCB114Psicologia30 3 
DCB6534Fitoterapia30 3 
DCB6535Análises Clínicas 190 3 
DCB6536Assistência Farmacêutica 160 3 
DCB6537Farmacologia Clínica 160 3 
DCB6538Práticas de Integração à Comunidade 660 3 
ELET103Eletiva 230 3 
    Total 6º Período : 390

7º PERÍODO

DCB6539Análises Clínicas 260 3 
DCB6540Estrutura, Propriedades e Reatividades dos Fármacos 160 3 
DCB6541Farmacologia Clínica 260 3 
DCB6542Fitoquímica40 3 
DCB6543Análise Farmacêutica60 3 
DCB6544Atividades Complementares20 3 
DCB6545Práticas de Integração à Comunidade 780 3 
ELET104Eletiva 330 3 
    Total 7º Período : 410

8º PERÍODO

DCB6546Química Farmacêutica Experimental 150 3 
DCB6547Estrutura, Propriedades e Reatividades dos Fármacos 230 3 
DCB6548Toxicologia60 3 
DCB6549Bromatologia60 3 
DCB6550Atividades Complementares20 3 
DCB6551Práticas de Integração à Comunidade 8120 3 
ELET105Eletiva 430 3 
    Total 8º Período : 370

9º PERÍODO

DCB115Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 160 3 
DCB6552Farmácia Hospitalar90 3 
DCB6553Farmacotécnica90 3 
DCB6554Química Farmacêutica Experimental 240 3 
DCB6556Práticas de Integração à Comunidade 9120 3 
    Total 9º Período : 400

10º PERÍODO

DCB6557Química Medicinal60 3 
DCB6558Tecnologia Farmacêutica90 3 
DCB6559Garantia de Qualidade em Produtos Farmacêuticos90 3 
DCB6560Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 240 3 
DCB6561Práticas de Integração à Comunidade 10120 3 
    Total 10º Período : 400

TOTAL DO CURSO: 4.000