Educação física

Portaria de autorização MEC do Curso de Educação Física: 201, publicado no D.O.U de 02.06.2016
  • Coordenador do Curso: Professora Maria Verônica de L. Leão Rego-  Coordenação Adjunta
  • Modalidade Oferecida: Bacharelado
  • Titulação Conferida: Bacharel em Educação Física
  • Início de Funcionamento: 2016

Competência do Profissional

A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física, com responsabilidade ética.

A intervenção dos Profissionais de Educação Física é dirigida a indivíduos e/ou grupos-alvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria.

O Profissional de Educação Física utiliza diagnóstico, define procedimentos, ministra, orienta, desenvolve, identifica, planeja, coordena, supervisiona, leciona, assessora, organiza, dirige e avalia as atividades físicas, desportivas e similares, sendo especialista no conhecimento da atividade física/motricidade humana nas suas diversas manifestações e objetivos, de modo a atender às diferentes expressões do movimento humano presentes na sociedade, considerando o contexto social e histórico-cultural, as características regionais e os distintos interesses e necessidades, com competências e capacidades de identificar, planejar, programar, coordenar, supervisionar, assessorar, organizar, lecionar, desenvolver, dirigir, dinamizar, executar e avaliar serviços, programas, planos e projetos, bem como, realizar auditorias, consultorias, treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares, informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas das atividades físicas, do desporto e afins. (Resolução do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF Nº 046/202).

Objetivo Geral:

Formar educadores físicos com um perfil profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, com competência, habilidades e conhecimentos teórico-científicos, filosóficos, políticos e didático-pedagógicos para desempenhar de maneira profícua sua função perante a sociedade com visão empreendedora e crítica da realidade social, estando apto à enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições para o exercício profissional no âmbito da promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do indivíduo auxiliando assim na promoção e manutenção da qualidade de vida da população através das atividades relacionadas ao esporte e lazer orientados, consideração seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com uma visão ética e humanística, atendendo as demandas da sociedade, preconizando o domínio e desenvolvimento de competências de natureza técnica, científica e cultural no contexto atual e emergente da cultura de movimento propiciando a auto realização do aluno como pessoa e profissionalmente, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento local e nacional, bem como para melhorar a qualidade de vida da população.

Duração:

4 Anos

Modalidade:

Bacharelado

Objetivo Específico:

  • Divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos;
  • Estabelecer a unidade entre teoria e prática nos estudos realizados, procurando coerência entre os princípios dessa formação e o princípio de profissionalismo;
  • Promover a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias ao indivíduo para o exercício profissional;
  • Propiciar o aprofundamento das áreas de conhecimento, interesse e aptidão do aluno, estimulando ao aperfeiçoamento contínuo;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e promover a extensão;
  • Propiciar conhecimento técnico-funcional aplicado às diferentes manifestações da cultura do movimento.
  • Desenvolver valores éticos morais, estimulando o espírito de cooperação e ação participativa como elementos básicos do profissional, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias à prática profissional;
  • Enfocar as relações de trabalho em uma sociedade globalizada, com o objetivo de aprimorar a atuação do profissional nas diversas especialidades;
  • Capacitar os egressos para ingressar em programas de pós-graduação lato senso e strictu senso.
  • Estimular o desenvolvimento do pensamento reflexivo, aperfeiçoando a capacidade investigativa, inventiva e de solução de problemas;
  • Estimular o desenvolvimento humano do discente, envolvendo-o na vida da Instituição a fim de compreender, desde cedo, a importância do papel no exercício profissional como instrumento de promoção de transformações social, política, econômica, cultural e ambiental;
  • Exercitar a autonomia no aprender, buscando constantemente o aprimoramento profissional por meio da educação continuada;
  • Desenvolver sua habilidade de expressão e comunicação;
  • Aprimorar a capacidade do discente de trabalhar em equipe, desenvolvendo o relacionamento interpessoal e exercitando a cooperação;
  • Formar profissionais com competência para diagnosticar as necessidades das diferentes populações, planejando, prescrevendo, ensinando, orientando, assessorando, supervisionando, controlando e avaliando projetos e programas de atividades físicas, esportivas e de lazer nas perspectivas da promoção e proteção a saúde, prevenção de patologias, formação cultural e educação e reeducação motora, rendimento físico-esportivo e outras áreas.
  • Experienciar a participação, assessoramento, liderança e gerenciamento de equipes multiprofissionais, promovendo o desenvolvimento e habilidades e competências necessárias a essas funções.
  • Conhecer, avaliar e intervir, profissional e academicamente, a realidade social através das diferentes manifestações e expressões do movimento humano objetivando a formação, a ampliação e o enriquecimento cultural da sociedade, buscando contribuir para a adoção de um modo de vida fisicamente ativo e saudável.
  • Apropriar-se e aplicar os conhecimentos conceituais, atitudinais e procedimentais específicos da Educação Física e aqueles vindouros das ciências afins, que permitam responder a situações concretas, frente a dinâmica de uma sociedade em permanente transformação.
  • Instrumentalizar o acadêmico para acompanhar a produção do conhecimento em Educação Física e áreas afins, através da análise crítica da literatura especializada afim de continua produção e atuação acadêmico-profissional.
  • Provocar um olhar curioso sobre a realidade atual, instituindo um processo contínuo de construção do conhecimento pertinente aos saberes e afazeres da Educação Física e áreas afins, utilizando-se da análise crítica da literatura especializada e produção acadêmico-profissional.
  • Proporcionar conhecimentos técnicos-científicos, políticos, éticos, filosóficos e didáticos-pedagógicos que possibilitem a atuação profissional na gestão e promoção à saúde, prevenção e reabilitação de patologias; no âmbito do esporte, em especificidades da gestão, da preparação técnico-tática e da avaliação/prescrição do treinamento em todas as fases da formação esportiva; e no campo do lazer, enfocando a gestão, organização e planejamento, levando em consideração as questões legais, sócio-culturais, políticas e econômicas.
  • Proporcionar a formação de um profissional que possa atuar em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;
  • Proporcionar ao acadêmico suporte técnico-científico para o acesso aos recursos tecnológicos de informação e comunicação, ampliando suas possibilidades de intervenção com as fontes de produção e difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e áreas.
  •  

Áreas de atuação do Bacharel em Educação Física:

Compete ao Profissional de Educação Física atuar em áreas específicas como:

  • Regência/docência em Educação Física;
  • Treinamento Desportivo;
  • Preparação Física;
  • Avaliação Física;
  • Recreação em Atividade Física;
  • Orientação de Atividades Físicas;
  • Gestão em Educação Física e Desporto.

GRADE CURRICULAR

1º PERÍODO

DCB103 Saúde Coletiva e Ambiental 30 3
DCB105 Ética e Bioética 30 3
DCB114 Psicologia 30 3
DCB123 Ciclo Biológico 1 – Fisiologia 60 3
DCB126 Ciclo Biológico 1 – Biofísica 30 3
DCB127 Ciclo Biológico 1 – Bioquímica 30 3
DCB128 Ciclo Biológico 1 – Histologia e Embriologia 30 3
DCB129 Ciclo Biológico 1 – Genética e Citologia 30 3
DCB154 Ciclo Biológico 1 – Anatomia 60 3
DCB7502 História da Educação Física 30 3
DCB7506 Política e Organização da Educação Física: Esporte e Lazer 30 3
DCB7507 Atividades Complementares 20 3
Total 1º Período : 410

2º PERÍODO

DCB107 Metodologia Científica 30 3
DCB108 Informática em Saúde 30 3
DCB116 Saúde e Primeiros Socorros 30 3
DCB130 Ciclo Biológico 2 – Fisiologia 60 3
DCB131 Ciclo Biológico 2 – Histologia e Embriologia 30 3
DCB132 Ciclo Biológico 2 – Bioquímica 30 3
DCB135 Ciclo Biológico 2 – Genética e Citologia 30 3
DCB136 Ciclo Biológico 2 – Biofísica 30 3
DCB153 Ciclo Biológico 2 – Anatomia 60 3
DCB7512 Estudo do Movimento Humano 60 3
DCB7513 Atividades Complementares 20 3
Total 2º Período : 410

3º PERÍODO

DCB102 Sociologia e Antropologia 30 3
DCB137 Ciclo Biológico 3 – Histologia e Embriologia 30 3
DCB138 Ciclo Biológico 3 – Genética e Citologia 30 3
DCB139 Ciclo Biológico 3 – Fisiologia 60 3
DCB142 Ciclo Biológico 3 – Biofísica 30 3
DCB143 Ciclo Biológico 3 – Bioquímica 30 3
DCB155 Ciclo Biológico 3 – Anatomia 60 3
DCB7516 Fisiologia do Exercício 60 3
DCB7517 Teorias de Aprendizagem e Controle Motor 60 3
DCB7518 Atividades Complementares 20 3
Total 3º Período : 410

4º PERÍODO

DCB109 Bioestatística 30 3
DCB117 Políticas Públicas de Saúde 30 3
DCB146 Ciclo Biológico 4 – Bioquímica 30 3
DCB147 Ciclo Biológico 4 – Histologia e Embriologia 30 3
DCB148 Ciclo Biológico 4 – Fisiologia 60 3
DCB149 Ciclo Biológico 4 – Genética e Citologia 30 3
DCB150 Ciclo Biológico 4 – Biofísica 30 3
DCB156 Ciclo Biológico 4 – Anatomia 60 3
DCB7520 Adaptação Aguda e Crônica aos Exercícios Físicos 60 3
DCB7523 Atividades Complementares 20 3
DCB7524 Organização, Marketing e Assessoria de Programas de Educação Física, Esporte e Lazer 30 3
Total 4º Período : 410

5º PERÍODO

DCB7525 Nutrição e Atividade Física 30 3
DCB7526 Epidemiologia e Saúde Pública 30 3
DCB7527 Métodos e Técnicas de Avaliação 60 3
DCB7528 Teorias e Prática da Ginástica Geral 30 3
DCB7529 Métodos e Sistemas para o Treinamento Físico Geral 30 3
DCB7530 Atividades Complementares 20 3
DCB7531 Estágio Curricular Supervisionado 160 3
ELET102 Eletiva 1 30 3
Total 5º Período : 390

6º PERÍODO

DCB7532 Atividades Físicas para Grupos Especiais 60 3
DCB7533 Fundamentos do Lazer 30 3
DCB7534 Métodos e Sistemas das Ginásticas em Academias e Clubes 60 3
DCB7535 Fundamentos do Pilates 30 3
DCB7536 Estágio Curricular Supervisionado 160 3
DCB7537 Prática de Lutas 20 3
ELET103 Eletiva 2 30 3
Total 6º Período : 390

7º PERÍODO

DCB115 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 1 60 3
DCB7538 Seminário de Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer 30 3
DCB7539 Esportes Coletivos 90 3
DCB7541 Atividades Complementares 20 3
DCB7542 Estágio Curricular Supervisionado 160 3
ELET104 Eletiva 3 30 3
Total 7º Período : 390

8º PERÍODO

DCB7543 Esportes Individuais 90 3
DCB7544 Dança 30 3
DCB7545 Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 2 60 3
DCB7546 Atividades Complementares 20 3
DCB7547 Estágios Curriculares 160 3
ELET105 Eletiva 4 30 3
Total 8º Período : 390

TOTAL DO CURSO: 3.200

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