FAESC - FACULDADE DA ESCADA

CPA

Comissão Própria de Avaliação

Portaria de Autorização da FAESC: MEC n.º 2490 de 21/11/2001 / DOU 06/12/2001

 O que é CPA?

A sigla CPA significa Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional.

A CPA-FAESC também tem como objetivo, sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo MEC/INEP, e principalmente garantir a qualificação dos serviços educacionais prestados à população pela Instituição. Para tanto, desenvolve suas atividades fundamentadas no movimento dialético, baseada no exercício da ação-reflexão-ação, provocando a autoconsciência institucional no sentido de cumprir com os propósitos definidos em sua missão.

A autoavaliação na IES está, diretamente ligada à questão da qualidade na oferta dos serviços educacionais e exige, portanto uma ampla participação de alunos, professores, funcionários técnico-administrativos, ex-alunos e representantes da sociedade civil organizada, todos esses segmentos voltados para o mesmo movimento, o de lançar seus olhares para a instituição e informarem sobre suas percepções acerca das diversas dimensões das atividades acadêmicas. Esse envolvimento de todos os segmentos da comunidade precisa partir, no entanto da reflexão acerca do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e a realização das metas e objetivos ali previstos.

PROJETO DE AVALIAÇÃO-CPA/FAESC

Através do Projeto de Avaliação Institucional pretende-se fortalecer na FAESC a cultura avaliativa com vistas a subsidiar formulações de diretrizes para a gestão institucional, entendendo o objetivo central do processo avaliativo como forma de subsidiar propostas de melhoria da qualidade acadêmica no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão, no cumprimento de sua pertinência e na responsabilidade social sem perder de vista a revisão e aperfeiçoamento do seu Plano de Desenvolvimento Institucional PDI.

Dessa forma, damos ênfase a construção e execução de um projeto de avaliação baseado em princípios como participação, diálogo e transparência, que visam consolidar a gestão democrática e a autonomia. A participação da comunidade acadêmica no processo é uma das preocupações da proposta de avaliação da CPA, por entender a educação enquanto um bem público torna-se uma questão ética o envolvimento de professores, alunos, técnicos e da comunidade em geral na dinâmica avaliativa, com a finalidade de acompanhar e contribuir para a construção de um sistema de educação superior com alto valor científico e social.

O planejamento e execução das atividades previstas têm suas origens nos seguintes objetivos:

  • Fortalecer a cultura da autoavaliação institucional na IES;
  • Propor e executar ações voltadas para auto avaliação institucional junto a comunidade acadêmica, administrativa e sociedade civil encorajando-os a participarem ativamente do processo;
  • Realizar a consolidação dos resultados da avaliação institucional através dos relatórios a serem apresentados;
  • Subsidiar a equipe gestora e equipe acadêmica com dados resultantes do processo avaliativo, permitindo-os o redirecionamento de ações;
  • Apontar caminhos e estratégias para qualificar os serviços ofertados pela IES;

As ações estratégicas e linhas de atuação adotadas pela Comissão Própria de Avaliação – CPA da Faculdade da Escada – FAESC para o ano de 2020, encontram-se  pautadas nos instrumentos de avaliação do MEC, com base na Lei 10.861, de 14.04.2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que determina os  eixos, dimensões, indicadores de qualidade e requisitos legais para a realização do processo de autoavaliação institucional.

O processo de auto avaliação na IES realiza-se a partir de várias estratégias, entre elas: discussões, escuta em atendimento pelas coordenadoras dos cursos, aplicação aos alunos, professores e funcionários de questionários de avaliação, levantamento e tratamento dos dados, análise e divulgação dos resultados.

 

GESTÃO ATUAL DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA – 2018/2020

Presidente e Representante Docente Profª. Laura Cristina Pereira da Silva (Curso de Pedagogia)
Representante dos Docentes Prof. Ednaldo Medeiros Aragão Júnior (Curso de Fisioterapia)
Representante do Núcleo de Apoio ao Estudante- NAE Profª. Joelma Barreto Costa de Araújo
Representante Técnico Administrativo Suelyne Alves Dias da Silva
Representante dos Discentes Evanusia de Cássia Rodrigues Pedroso (Curso de Farmácia)
Representante das Coordenações de Cursos Profª. Elda Quirino Melo dos Santos (Curso de Letras e Pedagogia)
Representante da Sociedade Civil Organizada Dra. Maria da Piedade Wanderley Buarque de Melo (OAB)

 

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar