ENSINO

FISIOTERAPIA

Curso de Bacharelado em Fisioterapia

Portaria de autorização MEC do Curso de Fisioterapia: 621, publicada no D.O.U. de 09.09.2015.

  • Coordenadora do Curso: Professora MSc. Maria Flávia Barbosa de Melo Aragão
  • Modalidade Oferecida: Curso de Graduação em Fisioterapia
  • Titulação Conferida: Bacharel em Fisioterapia
  • Início de Funcionamento: 2015

Competência do Profissional

Fisioterapia é uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da biologia, das ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, bioquímicas, biofísicas, biomecânicas, cinesioterápicas, além das disciplinas sociais e comportamentais (COFFITO).

O Fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade. Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação (RES. Nº CNE/CES 4, DE 19/02/2002).

Objetivo Geral:

  • Formar profissionais generalistas, capazes de interpretar e analisar criticamente as informações e de aplicar os seus conhecimentos na identificação e solução de problemas nas áreas de prevenção, tratamento das várias patologias do corpo humano, exercendo a Fisioterapia em prol do desenvolvimento nacional e das demandas específicas da realidade sócio-econômica-cultural de Pernambuco.

Objetivo Específico:

  • Promover o processo de aprendizagem através da divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e culturais no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, suscitando o interesse pelos problemas que acometem o Estado e o país;
  • Despertar no aluno o interesse pela atividade da pesquisa na acepção de fomentadora e produtora de novos conhecimentos, bem como a crítica a esses conhecimentos que supõe a perspectiva da superação, introduzindo a atitude científica no processo de ensino, assegurando organicidade e credibilidade;
  • Suscitar a importância dos valores éticos-morais e bioéticos em detrimento a outros valores, despertando a consciência de valorização do fisioterapeuta e de sua responsabilidade social, postura crítica.
  • Estimular uma preocupação permanente com a atualização e educação continuada, com o desenvolvimento sustentado, com a macro perspectiva da relevância da Fisioterapia no contexto social e econômico do País.
  • Promover atividades de extensão nos seus diferentes aspectos: como desenvolvimento comunitário e formação da consciência social, como ação cultural, como educação continuada e como prestação de serviço;
  • Conhecer conceitos básicos que permitam a compreensão das relações entre estado, saúde e sociedade, compreendendo o papel do profissional de saúde como agente educador e transformador das práticas sanitárias;
  • Conhecer e compreender o processo de investigação científica, sendo capaz de proceder pesquisas no campo da Fisioterapia, com capacidade crítica para interpretar e aplicar dados;
  • Identificar problemas de saúde em um grupo/comunidade usando o arsenal teórico-metodológico da epidemiologia;
  • Planejar, administrar, programar e realizar ações em saúde coletiva de acordo com a realidade da comunidade, mantendo uma prática profissional ética e socialmente comprometida;
  • Identificar patologias, buscando a prevenção, tratamento, reabilitação e controle, mantendo sempre, a percepção da necessidade da educação continuada e da investigação científica, com espírito crítico e aberto a novas informações, acompanhando e incorporando inovações tecnológicas no exercício da profissão;
  • Prestar assistência fisioterápica à criança, ao adulto, ao idoso e aos portadores de necessidades especiais, no contexto da clínica geral, inserida na filosofia de promoção de saúde, propondo e executando planos de tratamento, interpretando com flexibilidade o conjunto de atitudes terapêuticas, encaminhando o paciente, quando necessário, à orientação de especialistas; e, mantendo reconhecido padrão de conduta e ética profissional e responsabilidade médico-legal;
  • Trabalhar individualmente ou em equipes multiprofissionais, como autônomo ou prestador de serviço, sendo capaz de delegar funções, comunicar-se com os pacientes, com os auxiliares e com a comunidade, respeitando a individualidade e mantendo um relacionamento interpessoal adequado, reconhecendo suas limitações e flexível às mudanças circunstanciais.

Corpo Docente

  • Professora MSc. Maria Flávia Barbosa de Melo Aragão
  • Professor MSc. Ednaldo Medeiros Aragão Júnior
  • Professor Especialista Jardemaure Ribeiro Sena
  • Professor Doutor Christian Silva Simoneti
  • Professora MSc. Ana Paula Silva de Oliveira
  • Professor MSc. Paulo Henrique Wanderley Guimarães Pimentel
  • Professora Especialista Natália Maria Costa da Silva
  • Professora Especialista Rosseline Maryá Oliveira dos Santos Palmarino
  • Professora Especialista Veuma Firmino da Silva Gadelha
  • Professor MSc. Luís André e Almeida Campos
  • Professora Especialista Emylle Thaís Melo dos Santos
  • Professora Especialista Priscilla Aparecida Lucena Santos Inácio
  • Professor MSc. Leônidas Moreira do Valle Neto
  • Professora Doutora Vilma Sobral Bezerra
  • Professora Especialista Ana Helena de Assis Silva
  • Professor Doutor  Alex Benício da Silveira
  • Professor MSc Alex Benício da Silveira Júnior
  • Professor Especialista José Edivaldo da Silva França

GRADE CURRICULAR

1º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCB102 Sociologia e Antropologia 30 3
DCB116 Saúde e Primeiros Socorros 30 3
DCB118 Ciclo Biológico 1 (Aparelho Locomotor e Tegumentar) 240 3
DCB5503 Ética, Bioética e Deontologia 30 3
DCB5505 História e Fundamentos da Fisioterapia 30 3
DCB5507 Atividades Complementares 20 0
ELET106 Eletiva 30 3
Carga Horária do Período 410 18

2º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCB103 Saúde Coletiva e Ambiental 30 3
DCB107 Metodologia Científica 30 3
DCB108 Informática em Saúde 30 3
DCB114 Psicologia 30 3
DCB119 Ciclo Biológico 2 (Sistema Nervoso e Endócrino) 240 3
DCB5513 Atividades Complementares 20 0
ELET107 Eletiva 30 3
Carga Horária do Período 410 18

3º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCB117 Políticas Públicas de Saúde 30 3
DCB120 Ciclo Biológico 3 (Sistema Cardiovascular e Respiratório) 240 3
DCB5516 Fundamentos de Psiquiatria e Saúde Mental 30 3
DCB5517 Estudo do Movimento Humano 60 3
DCB5518 Atividades Complementares 20 0
ELET108 Eletiva 30 3
Carga Horária do Período 410 15

4º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCB121 Ciclo Biológico 4 (Sistema Digestivo e Excretor) 240 3
DCB5520 Farmacologia 30 3
DCB5521 Fisioterapia na Promoção da Saúde 30 3
DCB5522 Fisiologia do Exercício 30 3
DCB5523 Cinesioterapia 60 3
DCB5524 Atividades Complementares 20 0
Carga Horária do Período 410 15

5º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCB112 Patologia 60 3
DCB5526 Epidemiologia e Saúde Pública 30 3
DCB5527 Eletrotermofototerapia 60 3
DCB5528 Recursos e Técnicas Manuais 60 3
DCB5529 Métodos e Técnicas de Avaliação 60 3
DCB5530 Fisioterapia Preventiva e Ergonomia 60 3
DCB5531 Diagnóstico por Imagem 30 3
DCB5532 Atividades Complementares 20 0
ELET109 Eletiva 30 3
Carga Horária do Período 410 24

6º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCB5533 Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia na SCA 60 3
DCB5534 Educação Permanente em Saúde 30 3
DCB5535 Gestão em Saúde 30 3
DCB5536 Fisioterapia em Dermato-Funcional 60 3
DCB5537 Atividades Complementares 20 0
DCB5558 Fisioterapia Respiratória na SCA 30 3
DCB5559 Fisioterapia em Cardiologia na SCA 30 3
DCB5560 Fisioterapia em Neurologia na SCA 60 3
DCB5561 Fisioterapia em Emergência e UTI na SCA 60 3
ELET110 Eletiva 30 3
Carga Horária do Período 410 27

7º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCB5538 Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia na SAT 60 3
DCB5539 Biossegurança e Segurança 30 3
DCB5540 Fisioterapia nas Unidades Básicas de Saúde 30 3
DCB5541 Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia 60 3
DCB5542 Atividades Complementares 20 0
DCB5562 Fisioterapia Respiratória na SAT 30 3
DCB5563 Fisioterapia em Cardiologia na SAT 30 3
DCB5564 Fisioterapia em Neurologia na SAT 60 3
DCB5565 Fisioterapia em Emegência e UTI na SAT 60 3
ELET111 Eletiva 30 3
Carga Horária do Período 410 27

8º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCB5543 Fisioterapia em Traumato-Ortopedia e Reumatologia na SI 60 3
DCB5544 Atividade de Pesquisa Científica TCC 1 60 3
DCB5545 Atividades Complementares 20 0
DCB5566 Fisioterapia Respiratória na SI 30 3
DCB5567 Fisioterapia em Cardiologia na SI 30 3
DCB5568 Fisioterapia em Neurologia na SI 60 3
DCB5569 Fisioterapia em Emergência e UTI na SI 60 3
ELET112 Eletiva 30 3
Carga Horária do Período 350 21

9º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCB5546 Atividade de Pesquisa Científica TCC 2 60 3
DCB5547 Estágio Supervisionado Curricular I 420 3
DCB5548 Atividades Complementares 20 0
Carga Horária do Período 500 6

10º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCB5549 Estágio Supervisionado Curricular II 420 3
DCB5550 Atividades Complementares 20 0
Carga Horária do Período 440 3

ÁREA DE ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA

No que diz respeito às especialidades que competem ao fisioterapeuta, atualmente o COFFITO tem regulamentado exercício da profissão nas seguintes áreas:

  • Fisioterapia em Acupuntura
  • Fisioterapia Aquática
  • Fisioterapia Cardiovascular
  • Fisioterapia Dermatofuncional
  • Fisioterapia Esportiva
  • Fisioterapia em Gerontologia
  • Fisioterapia do Trabalho
  • Fisioterapia Neurofuncional
  • Fisioterapia em Oncologia
  • Fisioterapia Respiratória
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica
  • Fisioterapia em Osteopatia
  • Fisioterapia em Quiropraxia
  • Fisioterapia em Saúde da Mulher
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva
  • O fisioterapeuta ainda pode atuar na área de Educação e Pesquisa em fisioterapia.

PERFIL DO EGRESSO

 O Fisioterapeuta é um profissional que atua na promoção de saúde, na prevenção, tratamento e reabilitação em nível individual e coletivo. Utiliza-se do movimento (seu principal objeto de trabalho), de recursos físicos e naturais (água, luz, calor, frio, eletricidade) e de técnicas próprias que o capacitam para o atendimento do cliente, objetivando prestar-lhe assistência, não só no sentido de sua recuperação física e funcional, mas em outras exigências de saúde, observando, qualquer que seja a situação, sua totalidade biopsicossocial, preservando-lhe a qualidade de vida.

Sua atuação como agente facilitador no processo de integração social do indivíduo tem por finalidade favorecer, preservar ou restaurar a capacidade funcional do mesmo, objetivando sua qualidade de vida.

A partir do diagnóstico clínico, ele avalia o cliente, prescreve e executa o tratamento, estabelece as suas etapas, os métodos, técnicas e recursos apropriados a cada caso específico, realiza o tratamento e reavalia sistematicamente seu trabalho, pelo qual é o único responsável. E ainda dá o diagnóstico funcional do indivíduo.

Relaciona-se, cooperativamente, com os demais membros da área da saúde ou outras áreas profissionais colaborando em programas no âmbito da promoção e educação para a saúde.

O egresso da FAESC terá uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Com visão global e ampla, respeitando princípios éticos, bioéticos e culturais do indivíduo e do coletivo. Será capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de potencialidades e expressões, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas repercussões psíquicas e orgânicas, tendo como objetivos preservar, desenvolver, restaurar a integridade das funções, órgãos e sistemas, desde a elaboração do diagnóstico físico, escolha e execução dos procedimentos fisioterapêuticos para cada situação.

Para tanto visará à aquisição e desenvolvimento das seguintes habilidades e competências:

  • Inserir-se profissionalmente nos diversos níveis de atenção à saúde, atuando em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
  • Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias ético-deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
  • Eleger técnicas de avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as técnicas, recursos e condutas fisioterapêuticas apropriadas, objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
  • Elaborar criticamente o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais implicadas na atuação profissional do fisioterapeuta, sendo capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária;
  • Desenvolver o senso crítico, investigador e conquistar a autonomia pessoal e intelectual necessária para empreender contínua formação na sua práxis profissional;
  • Desenvolver e executar projetos de pesquisa e extensão que contribuam na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido;
  • Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  • Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultorias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
  • Prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares na sequência do processo terapêutico;
  • Manter a confidencialidade das informações, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
  • Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde;
  • Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na sua área de atuação, através de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas pertinentes à sua práxis profissional;
  • Manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação fisioterapêutica garantindo sua qualidade e segurança;
  • Intervir para resolução de condições de emergência;
  • Agir de acordo com um marco conceitual que entenda o Homem como um ser bio-psicosocial, agindo como parte integrante de um sistema organizado de atenção à saúde, reconhecendo o indivíduo como agente ativo nas ações de saúde;
  • Incorporar ao em seu exercício profissional valores de cidadania e ética;
  • Estar apto para exercer sua profissão em equipe multi e interprofissional, instituições públicas, autônomas, cargos administrativos, ensino, pesquisa e extensão, com espírito crítico e empreendedor;
  • Demonstrar capacidade para a prática do constante aprimoramento e autoaprendizagem;
  • Desenvolver a habilidade de comunicação verbal e não verbais necessárias para apresentação de trabalhos e discussão de ideias em público.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Estágios Supervisionados compreende um conjunto de atividades de aprendizagem prática, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante através da participação em situações reais de sua futura vida profissional.

Essa disciplina é ministrada no nono e no décimo períodos do curso e engloba práticas nas seguintes áreas: Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia, Cardiologia e Pneumologia, Neurologia, Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria.

Os Estágios Supervisionados serão realizados em ambientes públicos, privados e na Policlínica Escola de Saúde da Faculdade, em vários setores de modo a atender as Diretrizes Curriculares, sempre sob a supervisão de preceptores/docentes e/ou profissionais dos serviços, oportunizando ao graduando através do princípio ação-reflexão-ação, a vivência prática das teorias das salas de aula.

CLÍNICA ESCOLA DE SAÚDE

 

A Clínica Escola de Saúde da FAESC atua como laboratório específico do curso de Fisioterapia e integra o programa de responsabilidade social da Instituição. Realiza atendimento em múltiplas especialidades, de forma integrada, humanizada e de qualidade para o cuidado, ensino e pesquisa junto à comunidade da cidade de Escada e cidades vizinhas. Nela, através do atendimento ambulatorial, acontecem algumas práticas de Estágios Supervisionados com equipamentos sofisticados que fazem parte da vivência profissional. O espaço é composto de vários ambientes dimensionados para que o atendimento à comunidade aconteça nas melhores condições de acolhimento e humanização (seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde).

PÚBLICO

O público-alvo é a população da Escada e cidades vizinhas, que necessitem de atendimento fisioterapêutico, nas diversas áreas da Fisioterapia. O atendimento é aberto para ambos os sexos e todas as faixas etárias e nas diversas patologias.

OBJETIVO:

  • Promover a integração teórica e prática necessária à formação profissional, bem como, promover atendimento de qualidade, em múltiplas especialidades à comunidade Escadense, possibilitando a integração destes com a equipe de docentes e discentes do curso de Fisioterapia, de modo a viabilizar a responsabilidade social da FAESC e da Clínica Escola de Saúde como ambiente de ensino-aprendizagem e prestação de serviços em saúde à comunidade.

ESPECIALIDADES

  • Fisioterapia em Traumato-ortopedia e Reumatologia adulto e pediátrico
  • Fisioterapia Dermato funcional
  • Fisioterapia Respiratória adulto e pediátrico
  • Fisioterapia Cardiovascular
  • Fisioterapia Neurofuncional adulto e pediátrico
  • Fisioterapia na Saúde da Mulher

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