ENSINO

PEDAGOGIA

Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia

Portaria de autorização MEC do Curso de Pedagogia: 2816, publicado no D.O.U de 13.12.2001.

Portaria de Renovação de Reconhecimento: 916 de 27.12.2018, publicada no D.O.U. em 28.12.2018

  • Coordenador do Curso: Professora MSc. Elda Quirino Melo dos Santos
  • Modalidade Oferecida: Graduação em Pedagogia – Licenciatura (Presencial)
  • Titulação Conferida: Pedagogo
  • Início de Funcionamento: 2002

Competência do Pedagogo 

O curso de Pedagogia da Faculdade da Escada (FAESC) é uma Licenciatura Plena que forma o pedagogo(a) professor(a) para atuar em diferentes espaços educacionais, apresentando como diferencial a atuação na problemática educacional, em especial, da Zona da Mata Sul, trazendo à tona na formação dos pedagogos a centralidade da Educação em Direitos Humanos, na articulação teoria e prática, na formação do educador para atuar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, como também na gestão da educação nos diferentes espaços e contextos sociais e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico.

Objetivo Geral:

A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

Objetivo Específico:

  • Oferecer um currículo que favoreça uma formação docente critico-reflexiva tendo como referência os Direitos Humanos e o contexto sócio-econômico-político de uma sociedade globalizada;
  • Propor uma matriz curricular organizada a partir de eixos temáticos que possibilitem uma prática pedagógica interdisciplinar e contextualizada;
  • Garantir a implementação de um currículo que priorize a articulação teoria-prática a partir dos fundamentos filosóficos, históricos, políticos, econômicos, sociológicos, psicológicos, culturais, antropológicos necessários à ação docente;
  • Promover relações de integração entre os saberes e os processos investigativos dos diversos campos do conhecimento;
  • Desenvolver projetos pedagógicos relacionados aos conteúdos específicos, considerando as dimensões afetivas, cognitivas, éticas e estéticas da educação;
  • Desenvolver estratégias metodológicas que articulem as dimensões teóricas e práticas da produção do conhecimento nas diferentes áreas, favorecendo a construção do cidadão critico-reflexivo;
  • Articular conteúdos com as experiências vivenciadas pelos alunos, pesquisas científicas e novas tecnologias, no campo educacional;
  • Garantir uma prática pedagógica que favoreça o ensino na perspectiva da investigação e construção de síntese da aprendizagem;
  • Desenvolver um processo avaliativo que contemple o movimento ação-reflexão-ação do ensino e aprendizagem na perspectiva da avaliação diagnóstica, formativa e cumulativa;
  • Oferecer um currículo que garanta a formação do pedagogo para atuar no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, seja na educação formal ou não formal e na gestão da educação;
  • Criar condições que propiciem ao profissional docente autonomia, auto-aperfeiçoamento e capacidade de tomar iniciativa, sempre que necessárias, frente aos problemas que surgirem no cotidiano;
  • Formar o Gestor da Educação enquanto profissional habilitado em gerenciar e coordenar os processos pedagógicos das escolas e outros espaços educativos;
  • Garantir o fazer pedagógico na perspectiva do resgate de conhecimentos prévios e das aprendizagens significativas.

Corpo Docente

DOCENTE TITULAÇÃO CURRÍCULO LATTES
Adriana Araújo dos Santos Mestre http://lattes.cnpq.br/6303278692405830
Davi Libânio de Melo Mestre http://lattes.cnpq.br/9443485609150020
Eron José da Silva Especialista http://lattes.cnpq.br/5759189842244354
Elizabete Elias de Albuquerque Doutora http://lattes.cnpq.br/1355789266932402
Jane Cleide Lima do Nascimento Mestre http://lattes.cnpq.br/2936391263584919
João Ernesto Claudiano Neto Especialista http://lattes.cnpq.br/8210418128588484
Laura Cristina Pereira da Silva Especialista http://lattes.cnpq.br/6016251708018771
Luiza Ivana de Araújo Mestre http://lattes.cnpq.br/8188283006236991
Maria Verônica de Lima Leão Rego Especialista  
Maria Cândida Sergio Doutora http://lattes.cnpq.br/5319797732745964
Maria de Lourdes de C. Fragoso Mestre http://lattes.cnpq.br/7008135089979587
Marcia Lúcia de Melo Especialista http://lattes.cnpq.br/4420508452126067
Rosilda Maria  Araújo Silva dos Santos Mestre http://lattes.cnpq.br/0041225528049929
Valderês da Conceição do Monte Mestre http://lattes.cnpq.br/1973123312749291
Vilma Lúcia Pereira Silva da Cruz Mestre http://lattes.cnpq.br/7267268093077923
Waldyr José  Siqueira Especialista http://lattes.cnpq.br/0566522953124660

Área de atuação do Pedagogo

  • A docência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, em outras modalidades e nas Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal Médio e na Gestão da Educação.

O Pedagogo poderá atuar, ainda:

  • Na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais formais e não-formais;
  • Na coordenação pedagógica em espaços educativos formais e não-formais;
  • Na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional;
  • No desenvolvimento do processo de formação inicial e continuada de professores;
  • No processo de seleção e acompanhamento nos Departamento de Recursos Humanos;
  • Nas áreas emergentes do campo educacional.

Coordenação do Curso:

Professora Mestra Elda Quirino Melo dos Santos

Possui mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (2010), graduação em Letras pela Faculdade de Formação de Professores de Vitória de Santo Antão (1988), especialização em Linguística aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela FAINTVISA.  Atuou como  professora da PREFEITURA MUNICIPAL DA ESCADA e Professora – Educadora de Apoio do GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO e Atualmente é professora e coordenadora dos cursos de Letras e Pedagogia da FACULDADE DA ESCADA – FAESC. Tem experiência na área de Educação e Linguagem, com ênfase em Formação docente e  Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua materna, interação e escrita, estratégias de textualização,  gêneros textuais, relação professor x ensino e estágio supervisionado. É membro efetivo da Academia Escadense de Letras e atua como membro da CPA da Faculdade da Escada.

GRADE CURRICULAR

1º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCH40179 Psicologia do Desenvolvimento 60 3
DCH40180 Fundamentos Filosóficos da Educação 60 3
DCH40181 Português Instrumental 60 3
DCH40182 Ética e Cidadania 60 3
DCH40183 Didática e Formação Docente 60 3
Carga Horária do Período 300 15

2º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCH40184 Política e Legislação da Educação Brasileira 60 3
DCH40185 Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação 60 3
DCH40186 Metodologia do Estudo e Produção Científica 60 3
DCH40187 Psicologia da Aprendizagem 60 3
DCH40188 Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino nas Creches e na Educação Infantil 60 3
DCH40189 Seminário Integrativo I 20 3
Carga Horária do Período 320 18

3º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCH40190 História da Educação e da Pedagogia 60 3
DCH40191 Educação Especial 60 3
DCH40192 Planejamento Educacional e Escolar, Planos, Programas e Projetos 60 3
DCH40193 Literatura Infanto – Juvenil 60 3
DCH40194 Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas da Educação de Jovens e Adultos 60 3
DCH40195 Seminário Integrativo II 20 3
Carga Horária do Período 320 18

4º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCH40196 Gestão com Pessoas e Desenvolvimento de Equipes 60 3
DCH40197 Gestão e Organização da Educação Brasileira 60 3
DCH40198 Recursos Humanos, Empreendedorismo e Pedagogia das Organizações 60 3
DCH40199 Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares e Não Escolares 60 3
DCH40200 Avaliação Institucional e Financiamento da Educação 60 3
DCH40201 Estágio Supervisionado I – Gestão Educacional 100 3
DCH40202 Seminário Integrativo III 20 3
Carga Horária do Período 420 21

5º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCH40203 Avaliação da Aprendizagem: teoria e prática 60 3
DCH40204 Currículo: teoria e prática 60 3
DCH40205 Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa I 60 3
DCH40206 Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de História 60 3
DCH40207 Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Geografia 60 3
DCH40208 Estágio Supervisionado II – Ciências Humanas 100 3
DCH40209 Seminário Integrativo IV 20 3
Carga Horária do Período 420 21

6º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCH40210 Língua Brasileira de Sinais – Libras – Teoria e Prática 60 3
DCH40211 Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Arte 60 3
DCH40212 Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa II 60 3
DCH40213 Psicomotricidade e Ludicidade 60 3
DCH40214 Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Matemática I 60 3
DCH40215 Estágio Supervisionado III – Linguagens 100 3
DCH40216 Seminário Integrativo V 20 3
Carga Horária do Período 420 21

7º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCH40217 Estatística Aplicada à Educação 60 3
DCH40218 Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino das Ciências 60 3
DCH40219 Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Matemática II 60 3
DCH40220 Trabalho de Conclusão de Curso I 100 3
DCH40221 Estágio Supervisionado IV – Ciências Naturais e Matemática 100 3
DCH40222 Seminário Integrativo VI 20 3
ELET4003 Eletiva 60 3
Carga Horária do Período 460 21

8º PERÍODO

Código

Disciplina

C.H.

Créditos

DCH40223 Fundamentos da Educação Ambiental 60 3
DCH40224 Educação Inclusiva 60 3
DCH40225 Educação Profissional e Trabalho 60 3
DCH40226 Trabalho de Conclusão de Curso II 100 3
DCH40227 Estudos Complementares 200 0
ELET4004 Eletiva 60 3
Carga Horária do Período 540 15

 

 

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar