A Instituição

Escada, cidade que acolhe a FAESC – Faculdade de Escada.

As terras onde hoje fica o município de Escada primitivamente foram habitadas pelas tribos indígenas Potiguares, Mariquitos e Tabajaras. Quando os missionários católicos da Congregação São Felipe de Néri chegaram de Portugal incumbidos da catequese indígena, construíram no local uma capela em homenagem a Nossa Senhora e uma grande escada para acesso dos fiéis, já que o local ficava numa parte alta do terreno. Por isso, o lugar ficou conhecido por Nossa Senhora da Escada.

O distrito foi criado por carta régia em 27 de abril de 1786 e ratificado por lei municipal de 19 de abril de 1854. Depois, Escada foi elevada à Comarca e à Cidade por lei provincial de 24 de maio de 1873. Seu território foi desmembrado, então, do município de Cabo de Santo Agostinho, do qual fazia parte.

No município nasceram e viveram pessoas famosas da história e cultura pernambucanas, como Henrique Marques de Holanda Cavalcante, o Barão de Suassuna, proprietário da Usina Barão de Suassuna e neto do Visconde de Utinga. Outro filho ilustre da cidade é o artista plástico Cícero Dias, pintor conhecido mundialmente, nascido no Engenho Jundiaí.

Com o acelerado crescimento industrial e a expansão da Região Metropolitana do Recife nas últimas décadas tornou o Município da Escada um modelo referencial de desenvolvimento social e econômico no Estado de Pernambuco. Distando 59 km da capital pernambucana e 30 km do Posto de Suape, o Município da Escada, tem uma área de 347 km², localizado na mesorregião da Mata Sul do Estado de Pernambuco, microrregião da Mata Meridional, nos limites ao norte com Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão, ao sul com Sirinhaém e Ribeirão, a leste com Ipojuca e a oeste com Primavera.

O município da Escada conta hoje com uma população total de 63.517 habitantes, assim distribuídos: 53.964 habitantes na zona urbana (84,96%) e 9.563 habitantes na zona rural (15,04%) apresentam-se como uma área muito promissora e perfil econômico importante no contexto do desenvolvimento de Pernambuco (IBGE-CENSO 2010).

Terra de grandes engenhos com áreas verdes e casas em estilo colonial que cercam Escada é grandes atrativos para os visitantes. Os mais famosos são de Sapucaí - no centro da cidade, com peças raras em excelente estado de conservação - Limoeirinho e Limoeiro Velho, ambos resididos pelo Barão de Suassuna - e Jundiaí, onde nasceu o pintor Cícero Dias, reconhecido mundialmente pela sua arte. Dos engenhos só restaram as casa grandes, que dão beleza a região.

Além da riqueza de sua arquitetura, Escada possui belas cachoeiras, reservas de mata atlântica, quedas d´água, bicas e corredeiras, com uma mata nativa no Engenho Alegria, reserva da nascente de riacho, além de uma fonte de água mineral.


A FAESC – Faculdade de Escada História

A história da Faculdade da Escada – FAESC tem seu surgimento associado ao processo de expansão da educação superior iniciado nos anos 90 do século passado no Brasil. O resgate desta história vai revelar que as instituições de educação superior, foram sendo chamadas a “adequar-se” às demandas de melhoria de qualidade das condições de ensino existentes (estrutura física, formação de professores, estrutura curricular, etc.) tendo em vista as necessidades impostas ao país no que diz respeito ao processo de globalização.

À medida que ao longo das últimas décadas do século XX, o Estado de Pernambuco vem passando por importantes mudanças em seu perfil socioeconômico decorrentes, em grande parte, das transformações no sistema econômico mundial e na sociedade brasileira. Tais transformações atingiram a Zona da Mata Sul do Estado com extrema força à proporção que encontraram a monocultura da cana-de-açúcar fragilizada e perdendo seu papel de destaque na economia pernambucana, contribuindo para reforçar os baixos índices de desenvolvimento humano observados. Em contraposição a riqueza produzida na região, às condições educacionais da população favoreceram para a permanência de níveis de desigualdade social ocasionados pela ausência de cidadania.

No campo educacional, a respeito dos esforços observados no âmbito da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco com o objetivo de superar as altas taxas de evasão e repetência muito se tem a investir ainda, especialmente no que diz respeito ao oferecimento de um ambiente de aprendizagem no qual a comunidade educativa, invista articulada e conjuntamente na mudança de paradigmas educacionais, de modo que o aluno não apenas desfrute de um ambiente de aprendizagem de acordo com os requerimentos da sociedade do conhecimento e do mundo do trabalho, como tenha uma formação para atuar como cidadão crítico, reflexivo e solidário, apto a continuar sua formação ao longo de sua vida.

A FAESC – Faculdade da Escada nasce inserida neste contexto de transformação, interessada em favorecer para a melhoria da qualidade de vida da população por meio de serviços educacionais que possam contribuir para o desenvolvimento do estado.

Seu surgimento dar-se no ano de 1999 quando um grupo de educadores, empresários e profissionais liberais iniciou a implantação da FAESC – Faculdade da Escada com os cursos de Administração, Turismo, Pedagogia e Letras. Tudo surgiu de um sonho comum: possibilitar a Formação Superior aos Escadenses e a Região. Ao acreditar no sonho, ousaram no investimento e a concretização deste ideal ocorreu ao verem toda a execução do projeto, início das obras, o recebimento da autorização de funcionamento pelo MEC, o 1º Vestibular, o ingresso dos primeiros alunos, futuros profissionais e agentes de desenvolvimento da região.

O acelerado crescimento industrial e a expansão da Região Metropolitana do Recife nas últimas décadas tornaram o município de Escada, localizado na região Mata Sul do Estado de Pernambuco, a 55 km do Recife, área muito promissora e importante no contexto do desenvolvimento de Pernambuco fazendo parte do eixo de desenvolvimento de SUAPE, numa perspectiva de qualificar e formar as pessoas de Escada e região surge a FAESC - Faculdade de Escada (ofertante do Ensino Superior) e o ACC – Aplicação Colégio e Curso (ofertante da Educação Básica e Técnica) no ano de 1999/2001.

Assim começa nossa história... um grupo de educadores, empresários e profissionais liberais sonhou, acreditou, ousou e concretizou a implantação da FAESC – Faculdade de Escada, uma Instituição de Ensino Superior que vem contribuindo na formação profissional de excelência, atendendo ao município de Escada e região. Com fácil acesso, situada no centro de Escada, à rua Coronel Antônio Marques, 67, possui uma infraestrutura com Núcleo Administrativo; Blocos de Salas de Aulas; Laboratórios de Informática; Núcleo de Biblioteca com acervos, videoteca, acervo áudio visual, jornais, revistas e periódicos, cabines para estudos individuais e estudos coletivos, cabines com microcomputadores interligados à Internet e serviços de wireless e; Serviços de Cantina onde servimos lanches e refeições rápidas e serviços de copiadora e papelaria todos internos e acessível aos estudantes para o atendimento acadêmico.

A atividade acadêmica, início do 1º ano letivo da FAESC – Faculdade de Escada foi no dia 04 de março de 2002, uma data de extrema importância histórica para toda comunidade acadêmica, com uma espetacular aula inaugural onde recebemos pessoas ilustres, entre elas nossos alunos, professores e representantes políticos, educadores e empresários locais e regionais.

A FAESC – Faculdade da Escada foi credenciada pelo MEC através da Portaria n° 2490 de 21/11/2001 e seus cursos autorizados: Bacharelado em Administração, Portaria n° 2491 de 24/11/2001, Bacharelado em Turismo, Portaria n 2793 de 12/12/2001, Licenciatura em Letras, Portaria n° 3089 de 26/12/2001 e Pedagogia, licenciatura, Portaria n° 2816 de 13/12/2001.

Em 2009 tivemos os reconhecimentos dos cursos de Administração, Letras e Turismo (Portaria nº. 384 de 19/03/2009), e Pedagogia (Portaria nº. 734 de 04/06/2009). E em 2012, os Cursos de Pedagogia e Letras tiveram a Renovação de Reconhecimento através da Portaria n.º 286 de 21/12/2012.

Sustentada em referenciais éticos educacionais e no empreendedorismo sustentável a FAESC – Faculdade de Escada tem uma proposta acadêmica centrada em sua Missão: Realizar negócios educacionais com ética, competitividade, lucratividade e responsabilidade social para promoção do desenvolvimento sustentável no Nordeste com foco na região da Mata Sul de Pernambuco, bem assim promover a oferta de serviços educacionais para a melhoria da qualidade de vida de forma sustentável e Visão: Ser reconhecida como uma instituição de ensino de livre expressão da pluralidade sócio-econômica, educacional, artística e cultural na Região da Mata Sul do Estado de Pernambuco, bem como garantir a excelência educacional que atenda e exceda as expectativas do mercado e promova a satisfação pessoal que norteia seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e no seu Plano Pedagógico Institucional – PPI e regulamentado pelo seu Regimento Interno.

CONFIRA AS PORTARIAS DE CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL E
RECONHECIMENTO DOS NOSSOS CURSOS: AQUI

Onde fica a FAESC?

Com fácil acesso, situada no centro de Escada, à rua Coronel Antônio Marques, 67, possui uma infra­estrutura com Núcleo Administrativo; Bloco de Salas de Aulas; Laboratório de Informática com 25 micro computadores; Núcleo de Biblioteca com 6 mil livros, videoteca, acervo áudio visual, jornais, revistas e periódicos, cabines para estudos individuais, 06 micro computadores interligados à Internet e salas para estudos de grupo; Área de Lazer com piscina, dance, palco, curso de natação e hidroginástica e Serviços de Cantina onde servimos lanches e refeições rápidas.

Nosso Endereço

Rua Cel. Antônio Marques, 67 - Centro - Escada - PE - Cep: 55.500-000
Fone/Fax: (81) 3534-2034 / 3534-5153
Site: www.faesc.com


Copyright © 2012 FAESC. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido:

ShareThis Copy and Paste