licenciatura em pedagogia

Portaria de autorização MEC do Curso de Pedagogia: 2816, publicado no D.O.U de 13.12.2001.

Portaria de Renovação de Reconhecimento: 916 de 27.12.2018, publicada no D.O.U. em 28.12.2018

  • Coordenador do Curso: Professora MSc. Elda Quirino Melo dos Santos
  • Modalidade Oferecida: Graduação em Pedagogia – Licenciatura (Presencial)
  • Titulação Conferida: Pedagogo
  • Início de Funcionamento: 2002

Competência do Profissional

O curso de Pedagogia da Faculdade da Escada (FAESC) é uma Licenciatura Plena que forma o pedagogo(a) professor(a) para atuar em diferentes espaços educacionais, apresentando como diferencial a atuação na problemática educacional, em especial, da Zona da Mata Sul, trazendo à tona na formação dos pedagogos a centralidade da Educação em Direitos Humanos, na articulação teoria e prática, na formação do educador para atuar nos diferentes níveis e modalidades de ensino, como também na gestão da educação nos diferentes espaços e contextos sociais e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico.

Objetivo Geral:

A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

Duração:

4 Anos

Modalidade:

Licenciatura

Objetivo Específico:

  • Oferecer um currículo que favoreça uma formação docente critico-reflexiva tendo como referência os Direitos Humanos e o contexto sócio-econômico-político de uma sociedade globalizada;
  • Propor uma matriz curricular organizada a partir de eixos temáticos que possibilitem uma prática pedagógica interdisciplinar e contextualizada;
  • Garantir a implementação de um currículo que priorize a articulação teoria-prática a partir dos fundamentos filosóficos, históricos, políticos, econômicos, sociológicos, psicológicos, culturais, antropológicos necessários à ação docente;
  • Promover relações de integração entre os saberes e os processos investigativos dos diversos campos do conhecimento;
  • Desenvolver projetos pedagógicos relacionados aos conteúdos específicos, considerando as dimensões afetivas, cognitivas, éticas e estéticas da educação;
  • Desenvolver estratégias metodológicas que articulem as dimensões teóricas e práticas da produção do conhecimento nas diferentes áreas, favorecendo a construção do cidadão critico-reflexivo;
  • Articular conteúdos com as experiências vivenciadas pelos alunos, pesquisas científicas e novas tecnologias, no campo educacional;
  • Garantir uma prática pedagógica que favoreça o ensino na perspectiva da investigação e construção de síntese da aprendizagem;
  • Desenvolver um processo avaliativo que contemple o movimento ação-reflexão-ação do ensino e aprendizagem na perspectiva da avaliação diagnóstica, formativa e cumulativa;
  • Oferecer um currículo que garanta a formação do pedagogo para atuar no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, seja na educação formal ou não formal e na gestão da educação;
  • Criar condições que propiciem ao profissional docente autonomia, auto-aperfeiçoamento e capacidade de tomar iniciativa, sempre que necessárias, frente aos problemas que surgirem no cotidiano;
  • Formar o Gestor da Educação enquanto profissional habilitado em gerenciar e coordenar os processos pedagógicos das escolas e outros espaços educativos;
  • Garantir o fazer pedagógico na perspectiva do resgate de conhecimentos prévios e das aprendizagens significativas.

ÁREA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO(A)

A docência na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, em outras modalidades e nas Disciplinas Pedagógicas do Curso Normal Médio e na Gestão da Educação. Além disso, o pedagogo poderá atuar, ainda:

  • Na organização de sistemas, unidades, projetos e experiências educacionais formais e não-formais;
  • Na coordenação pedagógica em espaços educativos formais e não-formais;
  • Na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional;
  • No desenvolvimento do processo de formação inicial e continuada de professores;
  • No processo de seleção e acompanhamento nos Departamento de Recursos Humanos;
  • Nas áreas emergentes do campo educacional.

GRADE CURRICULAR

1º PERÍODO

DCH40179Psicologia do Desenvolvimento60 3   
DCH40180Fundamentos Filosóficos da Educação60 3   
DCH40181Português Instrumental60 3   
DCH40182Ética e Cidadania60 3   
DCH40183Didática e Formação Docente60 3   
     Total 1º Período : 300

2º PERÍODO

DCH40184Política e Legislação da Educação Brasileira60 3   
DCH40185Fundamentos Sócio-Antropológicos da Educação60 3   
DCH40186Metodologia do Estudo e Produção Científica60 3   
DCH40187Psicologia da Aprendizagem60 3   
DCH40188Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino nas Creches e na Educação Infantil60 3   
        
DCH40189Seminário Integrativo I20 3   
     Total 2º Período : 320

3º PERÍODO

DCH40190História da Educação e da Pedagogia60 3   
DCH40191Educação Especial60 3   
DCH40192Planejamento Educacional e Escolar, Planos, Programas e Projetos60 3   
        
DCH40193Literatura Infanto – Juvenil60 3   
DCH40194Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas da Educação de Jovens e Adultos60 3   
        
DCH40195Seminário Integrativo II20 3   
     Total 3º Período : 320

4º PERÍODO

DCH40196Gestão com Pessoas e Desenvolvimento de Equipes60 3   
DCH40197Gestão e Organização da Educação Brasileira60 3   
DCH40198Recursos Humanos, Empreendedorismo e Pedagogia das Organizações60 3   
        
DCH40199Coordenação Pedagógica em Ambientes Escolares e Não Escolares60 3   
        
DCH40200Avaliação Institucional e Financiamento da Educação60 3   
DCH40201Estágio Supervisionado I – Gestão Educacional100 3   
DCH40202Seminário Integrativo III20 3   
     Total 4º Período : 420

5º PERÍODO

DCH40203Avaliação da Aprendizagem: teoria e prática60 3   
DCH40204Currículo: teoria e prática60 3   
DCH40205Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa I60 3   
        
DCH40206Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de História60 3   
        
DCH40207Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Geografia60 3   
        
DCH40208Estágio Supervisionado II – Ciências Humanas100 3   
DCH40209Seminário Integrativo IV20 3   
     Total 5º Período : 420

6º PERÍODO

DCH40210Língua Brasileira de Sinais – Libras – Teoria e Prática60 3   
DCH40211Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Arte60 3   
        
DCH40212Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino da Língua Portuguesa II60 3   
        
DCH40213Psicomotricidade e Ludicidade60 3   
DCH40214Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Matemática I60 3   
        
DCH40215Estágio Supervisionado III – Linguagens100 3   
DCH40216Seminário Integrativo V20 3   
     Total 6º Período : 420

7º PERÍODO

DCH40217Estatística Aplicada à Educação60 3   
DCH40218Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino das Ciências60 3   
        
DCH40219Fundamentos, Conteúdos, Metodológicos e Práticas do Ensino de Matemática II60 3   
        
DCH40220Trabalho de Conclusão de Curso I100 3   
DCH40221Estágio Supervisionado IV – Ciências Naturais e Matemática100 3   
DCH40222Seminário Integrativo VI20 3   
ELET4003Eletiva60 3   
     Total 7º Período : 460

8º PERÍODO

DCH40223Fundamentos da Educação Ambiental60 3   
DCH40224Educação Inclusiva60 3   
DCH40225Educação Profissional e Trabalho60 3   
DCH40226Trabalho de Conclusão de Curso II100 3   
DCH40227Estudos Complementares200 0   
ELET4004Eletiva60 3   
     Total 8º Período : 540

TOTAL DO CURSO: 3.200

Selecione a data e o
horário do seu agendamento!

Os agendamentos funcionam as terças, quartas e quintas das 8h às 12h.